Escola de Formação e Criação do Ceará

Oscar Roney

Porto Iracema das Artes realiza palestra sobre os direitos dos artistas

Oscar RoneyNesta segunda-feira (24), a primeira noite do 2º PIER – Semana de Encontros e Realizações , foi realizada no auditório da Escola Porto Iracema das Artes, a palestra “Legislação do Artista”, às 19h, ministrada pelo presidente do Sindicato dos Artistas (SATED), Oscar Roney.

A Palestra abordou os procedimentos da profissionalização, registro no Ministério do Trabalho e Emprego, modelos de contrato, direitos trabalhistas, tributação, piso salarial e outros direitos e deveres da classe, além do reconhecimento do fazer artístico.

Roney relatou a importância do SATED para a categoria, como forma de representação e defesa desses direitos trabalhistas, visto que muitos artistas trabalham na informalidade, por falta de conhecimento.

O presidente do Sindicato ainda ressaltou a relevância da Palestra para a carreira dos alunos da Porto Iracema: “Quando a Escola se preocupa em trazer pros seus alunos esse conhecimento da legislação específica, a gente tem alunos mais conscientes dentro do mercado de trabalho”, explicou.

Para Michelle Gomes, 29, aluna da Escola Porto Iracema, a palestra “Legislação do Artista” auxilia no preparo profissional para o mercado cultural: “Não adianta você se jogar no mercado de trabalho, sem saber quanto pode cobrar, sem saber o que as pessoas vão dizer”, afirmou.

A conferência também contou com alunos de outras instituições como a estudante Nayara Sousa, 26, do curso de Cinema da Universidade Federal do Ceará. Nayara acredita ser importante para sua carreira, conhecer a legislação, já que almeja trabalhar com produção cultural.

Fotos do evento: