Escola de Formação e Criação do Ceará

Kona Zion_Divulgação

Porto Iracema das Artes realiza oficina virtual de Vogue com artistas Kona e Úrsula Zion

capa site intensivo vogue old way

A formação é promovida pelo Laboratório de Dança do Porto Iracema das Artes, no âmbito do projeto ”Soft-Fúria”, em desenvolvimento na atual edição. A oficina “Intensivo Vogue Old Way”, que inicia as inscrições em 30 de abril, acontece na próxima segunda-feira, dia 3 de maio, às 15h

A Escola Porto Iracema das Artes realiza na próxima segunda-feira, dia 3 de maio, uma oficina totalmente virtual e gratuita sobre dança Vogue. A formação é realizada no âmbito do projeto ”Soft-Fúria – O vogue e a expansão da Cena Ballroom no estado do Ceará – Um olhar Afro-Brasileiro”, em desenvolvimento na atual edição do Laboratório de Dança. “Intensivo Vogue Old Way”, como está sendo chamada, será ministrada pelas artistas Kona Zion e Úrsula Zion, de Brasília. A aula acontece a partir das 15 horas pela plataforma Zoom e conta com 50 vagas. O período de inscrição será de 30 de abril a 03 de maio (até meio-dia), a partir do formulário de inscrição disponível AQUI.

“Intensivo Vogue Old Way” será uma oficina de dança Vogue focada na estética Old Way, a forma clássica e original do Vogue. O propósito da aula é um contato aprofundado com estudos teóricos e práticos de todos os elementos do Old Way, trazendo conceitos musicais, referências e ícones históricos da Comunidade Ballroom, tanto nacionais quanto internacionais.

O Old Way também é um resgate à memória de todo o movimento desta comunidade. Para além da oficina, o intuito também é discutir o espaço que os corpos ocupam, a diversidade deles e resgatar a origem da Cultura Ballroom.

Sobre as convidadas

Kona Zion

Kona Zion Divulgacao

Estudante, professora, mestre de cerimônias, coreógrafa, artivista e bailarina em danças urbanas. Atualmente mãe, coordenadora da House of Hands Up coletivo e casa pioneira de criações artísticas a apoio a comunidade LGBTQIA+, comunidade periférica e latina em situação de vulnerabilidade social. Destaco a prestação de serviços no grupo Chams
e no projeto Jovem de expressão da Caixa Seguradora. Bailarina e coreógrafa da empresa Caixa Cênica Entretenimento Artístico. Professora e coreógrafa do grupo de estudos de nomenclaturas Waacking.

Úrsula Zion

Ursula Zion Divulgacao

Úrsula tem 25 anos, é dançarina, estudante de Arquivologia, DJ e produtora cultural. Seus trabalhos e sua pesquisa acadêmica são feitos dentro da Cultura Ballroom. Os estudos na dança começaram já na infância através do ballet clássico, aos 13 anos começou a estudar diversas estéticas das danças urbanas e já passou por diversos grupos renomados do DF com premiações em todo o Brasil como Rota Brasil e Vedana. Também possui experiência em companhias de teatro enquanto dançarina dos elencos e trabalhos com musicais.

Conheceu a Cultura Ballroom em 2018, no mesmo ano foi convidada para fazer parte da Iconic House of Zion (NY). Atualmente é Mother da Casa de Oorun Odara, House fundada no final de 2019. É fundadora da COB.TV, uma plataforma de difusão digital sobre a Cultura Ballroom no Centro Oeste do Brasil que atua fazendo o registro da Cena no formato audiovisual e documental, além de divulgar e difundir esses materiais em todas as plataformas digitais da COB. Em 2018 também foi quando iniciou os estudos em Vogue Old Way, estética original da dança Vogue e até hoje segue competindo em batalhas e ministrando oficinas e aulas.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes realiza oficina virtual de Vogue com artistas Kona e Úrsula Zion
Quando: Segunda-feira, 03 de maio, às 15h
Onde: Plataforma Zoom
Número de vagas: 50
Inscrições: De 30 de abril a 03 de maio (até meio-dia) AQUI

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Feitosa (estagiária) | Supervisão e edição: Raphaelle Batista | Publicado em 29/04/2021