Escola de Formação e Criação do Ceará

Cópia de 20200419_163839

Porto Iracema das Artes realiza Oficina “Som de Sobra”, com Felipe Fiuza

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza a Oficina “Som de Sobra”, com Felipe Fiuza, tutor da 10ª edição do Laboratório de Música. A ação, gratuita e aberta ao público, ocorre na segunda-feira, 27 de fevereiro, de 16h às 17h, na Sala de Música da Escola. São disponibilizadas 20 vagas, a serem preenchidas por ordem de chegada.

A atividade consiste em uma vivência musical que passa pela construção de instrumentos musicais criados a partir de materiais alternativos e pela experiência e contato com timbres únicos e não convencionais.

Nesse encontro, Felipe Fiuza fará uma exposição interativa do seu acervo de instrumentos e guiará os participantes em uma jornada lúdica de construção conjunta. Haverá muita mão na massa e muitas descobertas de que tudo pode ser música. Felipe está tutor do Projeto “Manifesto AfroKaos”, formado por artistas do coletivo Selo do Século que têm desenvolvido uma experimentação sonora e visual centrada na estética afrofuturista na 10ª Edição do Laboratório de Música.

A coordenadora do Laboratório de Música, Mona Gadelha, detalha o encontro. “Fiuza traz sua vasta experiência na criação de sonoridades orgânicas e também eletrônicas, numa verdadeira amostra do belo trabalho que vem desenvolvendo na tutoria com o Manifesto AfroKaos”, conclui.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes realiza oficina som de sobra com felipe fiuza copia de 20200419 163839

SOBRE FELIPE FIUZA

Percussionista, pesquisador da construção de instrumentos feitos de sucata, luthier, produtor musical e professor de percussão. Desenvolve trabalhos musicais e sociais a partir da pesquisa e confecção de instrumentos feitos com materiais reciclados desde 2005. Leciona em projetos de musicalização infanto-juvenil e desde 2018 divide suas técnicas de musicalização com professoras e professores do Distrito Federal. Atualmente apresenta o projeto solo “Som de Sobra” e integra o duo “DuoTiFi”. Som de Sobra é um solo de live loop e música Afro-Urbana instrumental autoral. A performance conta com instrumentos fabricados pelo próprio artista a partir de materiais reciclados e propõe apresentar o potencial sonoro da “nova percussão ”, combinando timbres eletrônicos únicos com distintos ritmos brasileiros. Fiúza utiliza sintetizadores e instrumentos percussivos melódicos, mesclando expressões da cultura popular brasileira e produzindo uma releitura contemporânea da música instrumental.

SOBRE MANIFESTO AFROKAOS

AfroKaos é uma pesquisa realizada por integrantes do coletivo Selo do Século que consiste numa experimentação sonora e visual centrada na estética afrofuturista, propõe-se a criação de uma nova sonoridade advinda de texturas que serão construídas a partir de experimentações, que partem da mescla entre instrumentos orgânicos não-convencionais e da música eletrônica, buscando, assim, uma ressignificação do passado e almejando uma ascensão periférica.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Oficina “Som de Sobra”, com Felipe Fiuza
Quando: 27 de fevereiro, segunda-feira, de 16h às 17h
Onde: Sala de Música da Escola Porto Iracema das Artes
Vagas: 20 vagas, a serem preenchidas por ordem de chegada
Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Romã Salviano (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 13 de fevereiro de 2023