Escola de Formação e Criação do Ceará

230216_Obras Exposição Reflorestamento_ MAC

Porto Iracema das Artes realiza Oficina “Lambes Monstruosos”, com a artista Beatriz Gurgel

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre no Mobiliário Nômade, obra que compõe a Exposição Reflorestamento e oferta 15 vagas por ordem de chegada

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza a Oficina “Lambes Monstruosos”, ministrada pela artista Beatriz Gurgel, integrante da Temporada Formativa de 2020 do Laboratório de Artes Visuais. A ação, gratuita e aberta ao público, ocorre no domingo, 12 de março, das 13h às 18h, no Mobiliário Nômade, uma das obras que compõem a Exposição Reflorestamento, que encerra nesta mesma data no MAC Dragão. São ofertadas 15 vagas para a atividade, a serem preenchidas por ordem de chegada.

A proposta da oficina é produzir lambes em conjunto a partir da obra “Às vezes o monstro me come, às vezes o monstro sou eu”. A ideia é que artes sejam feitas a partir de conversações e trocas entre as pessoas participantes da oficina, que serão instigadas a debater sobre esses seres que moram dentro de cada um de nós e desenham nossas subjetividades.

A artista Beatriz Gurgel detalha a atividade. “Do lado de dentro da gente mora um monte de coisa bonita, mas é do lado de dentro também que moram aquelas coisas que a gente quer esconder, nossos monstros todos. A oficina é um convite para conversar e pensar sobre esses nossos monstrinhos e dar cara a eles através da técnica do lambe-lambe.”, conclui.

SOBRE BEATRIZ GURGEL

Beatriz Gurgel é artista visual e administradora, tendo participado da Temporada Formativa do Laboratório de Artes Visuais em 2020, e na exposição “Reflorestamento”. É capricorniana, gosta de linhas, repetições e planilhas. Pesquisa a si própria, as narrativas de si e recentemente tem escrito muito. Faz parte do podcast “Vamos falar sobre arte contemporânea?” com a artista Mel Andrade, foi proponente nos projetos “As coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis” contemplado pelo VII Edital das Artes Secultfor e o “Galeria aberta: estratégias de sobrevivência” contemplado pelo VIII Edital das Artes Secultfor. Participou de exposições coletivas como “68° Salão de abril” 2018, “Pensamentos do coração” 2019, “Mulher vírgula” 2018 e outras.

SOBRE A EXPOSIÇÃO REFLORESTAMENTO

A exposição conta com a curadoria de Aline Albuquerque e Lucas Dilacerda. Reunindo 79 obras de 84 artistas que tiveram passagem pelo Laboratório de Artes Visuais da Escola, “Reflorestamento” celebra a potência criativa dos artistas visuais cearenses que passaram pela formação ao longo dos 10 anos do programa Laboratórios de Criação.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Oficina “Lambes Monstruosos”, com Beatriz Gurgel

Quando: 12 de março, domingo, de 13h às 18h

Onde: Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Vagas: 15 vagas por ordem de chegada

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Beatriz Acioli (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 06 de março de 2023