Porto Iracema das Artes realiza oficina de dança contemporânea e bate-papo com Jussara Belchior

A atividade faz parte do projeto “Banhanças”, desenvolvido no âmbito do Laboratório de Dança. Ao todo serão ofertadas 15 vagas

O projeto “Banhanças”, de Juazeiro do Norte, integrante do Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), desenvolve a oficina “Dança Contemporânea: percepção e empoderamento” seguida por um momento de partilha sobre a temática investigada pelo grupo. A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre no dia 28 de abril, quinta-feira, das 19h às 20h30, na Associação de Dança do Cariri (ADC), em Juazeiro do Norte.

A atividade faz parte das Rotas de Criação, momento de partilha pública dos processos criativos desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Dança. Quem ministra é a dançarina, diretora, coreógrafa e doutoranda em dança, Jussara Belchior, de Santa Catarina.

O encontro, que contará com 15 vagas preenchidas por ordem de chegada, tem como ponto focal debater sobre a dança contemporânea a partir de exercícios de percepção corporal que buscam ampliar a familiaridade dos participantes com seus próprios corpos e sua mobilidade, proporcionando confiança em ostentar singularidade e encontrando outras formas de se posicionar e de conviver no mundo.

Bilica Léo, coordenadora do Laboratório de Dança da Escola,  explica que “Rotas de Criação” são um momento potente de partilha onde são constatados os alcances das investigações dos projetos dos Laboratórios de Criação em seus processos de pesquisa. “É o lugar onde vemos, claramente, a importância deste programa, para a dinâmica do trabalho artístico no estado”, detalha.

SOBRE JUSSARA BELCHIOR

Bailarina gorda. Trabalha também como diretora, coreógrafa e pesquisadora de práticas e escritas em dança contemporânea. Doutoranda pelo PPGT – UDESC (bolsista CAPES) e Mestra (2017) pelo mesmo programa. Sua pesquisa acadêmica é interdependente de sua prática artística, na qual investiga sobre os tabus e preconceitos a partir de seu corpo de mulher gorda. Destacam-se seu trabalho solo Peso Bruto (2017), contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2015/2016 e a oficina Dança contemporânea: percepção e empoderamento.

 

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Oficina de dança contemporânea e bate-papo com Jussara Belchior

Quando: 28 de abril, quinta-feira, das 19h às 20h30

Onde: Associação de Dança do Cariri (ADC) (Rua São Francisco, 836 – São Miguel, Juazeiro do Norte)

Gratuito e aberto ao público (limite: 15 pessoas – por ordem de chegada)

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Moraes (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista)| Publicado em 25 de abril de 2022