Porto Iracema das Artes realiza oficina de Canto Lírico

Inscrições iniciam no próximo dia 25 de junho. A atividade é uma proposição do projeto “Cenas de Ópera”, do Laboratório de Música 2018

O Laboratório de Música da escola Porto Iracema das Artes vai realizar nos dias 11, 12 e 13 de julho, das 19h às 21h, na sala de Música, uma oficina de Canto Lírico. A atividade é proposta pelo projeto “Cenas de Ópera”, formado pelo trio de artistas Antonio Souza, Liana Fonteles e Giorgi Gelashivili, que integra o Lab. Música 2018. As inscrições para a atividade serão realizadas de 25 de junho a 05 de julho, no site da Escola.

Estão sendo disponibilizadas 24 vagas, sendo 9 para participantes e 15 para ouvintes. Como pré-requisito, é preciso ter a partir de 18 de anos de idade e ter interesse em em canto lírico. As inscrições e a formação são gratuitas e abertas ao público. A seleção será realizada a partir da análise de currículo a ser enviado no ato da inscrição no formulário do site da escola. O resultado será divulgado no dia 07 de julho.

A oficina tem como objetivo trabalhar a técnica vocal e o repertório erudito. As aulas consistirão em trabalhos grupais e individuais. Os participantes selecionados devem preparar pelo menos uma peça do método Vaccai e, opcionalmente, outra peça sugerida pelos instrutores. As partituras e demais orientações para participação serão disponibilizadas via e-mail após o resultado dos selecionados para a atividade.

Sobre o projeto “Cenas de Ópera”

Integrando o Laboratório de Música de 2018, o projeto propõe montar fragmentos de peças operísticas de compositores e períodos históricos variados para apresentações em teatros e espaços não convencionais. Os artistas selecionados têm experiência com música de concerto e pretendem desenvolver habilidades relacionadas à produção operística, que engloba música, teatro e dança, criando oportunidades de execução e apreciação desse tipo de arte. A tutoria do projeto será da cantora, bailarina e professora carioca Doriana Mendes.

Sobre os instrutores

Antonio Souza

Licenciado em Música pela UFC (2010), Antonio Souza intensificou seus estudos nos Estados Unidos, onde recebeu título de Mestre em Performance Vocal pela Universidade do Wisconsin-Madison (2016). Na instituição recebeu bolsa de estudos integral (Wisconsin Voice Excellence Fellowship), obteve o prêmio Hein Jung Award for Opera e trabalhou como Teaching Assistant of Voice – ministrando disciplinas de canto para alunos da graduação. É membro da The Total Vocal Freedom Academmy for Singers, com base na técnica de Alexander. Sua experiência, se estende também ao repertório popular. Apresentou- se em concertos e em recitais de canto no Brasil, Estados Unidos e no México. Também participou de festivais internacionais, como Festival de Ópera de Oaxaca (México), Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival Internacional de Música de Campina Grande e Festival de Música de Londrina. Tem atuado como orientador vocal desde 2008.

Liana Fonteles

Soprano, licenciou-se em música pela UECE, onde lecionou as disciplinas relacionadas ao canto e história da música. Estudou canto na Itália (escola Paolo Soprani e Academia Lírica M.Binci. Teve aula com grandes profissionais da ópera – entre eles, o diretor Stefano Viziolli e os cantores Johannes Martin Kranz, Carlo Colombara e Cynthia Lawrense. Participou de festivais, como Encontro de Canto Lírico (Natal,RN), Eleazar de Carvalho (vencedora do concurso de jovens solistas) e Ópera Studio de Recife. Integrou o coro feminino Collegium Catorum em Curitiba e se apresentou como solista no Brasil e na Itália. Participou dos projetos Ópera para Todos, Chopin em Cena, opereta A Viúva Alegre e recitais com o tenor Giorgi Gelashivili, além de concertos com a Sinfônica da UECE.

Giorgi Gelashivili

Tenor nascido na Geórgia (em Tbilisi). Bacharel e mestre em canto pelo Conservatório Estadual de Tbilisi, onde integrou o coro lírico do Teatro de Ópera. Foi integrante da Ensemble Bichebi, famoso coro infanto-juvenil da Geórgia. Foi contemplado com a bolsa de estudos Maia Tomadze e premiado no concurso Lado Ataneli. Na Itália, fez parte da Academia Lírica M. Binci, orientado por Alessandro Battiato. Recebeu também orientações de importantes nomes da ópera mundial,como Eliane Coelho, Steffano Viziolli e Cynthia Lawrense. Residente no Brasil desde 2014, tem participado de concertos (Theatro José de Alencar e Cineteatro São Luiz, entre outros)e ministrado aulas. Sua experiência em ópera na Geórgia e Itália inclui papéis como Alfredo (La Traviata, Verdi) e Ernesto (Dom Pasquale, Donizetti).

Serviço

O quê: “Porto Iracema das Artes realiza oficina de Canto Lírico em julho”

Quando: 11, 12 e 13 de julho, das 19h às 21h

Onde: sala de Música do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema) Inscrições de 25 de junho a 05 de julho AQUI 

GRATUITO 

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Eduardo Sousa

Publicado em 21/06/2018