Porto Iracema das Artes realiza o show “BÁRBARA” nas Rotas de Criação do Laboratório de Música

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na sexta-feira, 25 de novembro, no Pátio da Escola

Artistas do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – apresentam o show “BÁRBARA” nesta sexta-feira, 25 de Novembro, às 19h, no Pátio da Escola. O evento é gratuito e aberto ao público. A apresentação de “ BÁRBARA”, traz Rodrigo Ferreira – Mulher Barbada, Caio Castelo, Dândara Marquês, Vladya Mendes e Luana Caiubi, além de contar com a presença do tutor Guilherme Kastrup.

O projeto, que está em desenvolvimento na 10ª edição do Laboratório de Música da Porto Iracema das Artes, trata-se da construção do primeiro álbum da cantora drag queen Mulher Barbada, que influenciada pela chamada Nova MPB, pretende fazer drag music que flerte com a Tropicália e misture rock, samba, bossa nova e psicodelia. Junto dos artistas Caio Castelo e Dândara Marquês, Mulher Barbada pretende trabalhar composições atuais e novas canções ao longo do processo, abordando questões como gênero, sexualidade e representatividade.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Cagece, além do Patrocínio das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e o Apoio da Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais.

SOBRE O PROJETO BÁRBARA

O projeto trata da construção do primeiro álbum da cantora drag queen Mulher Barbada, que influenciada pela chamada Nova MPB, pretende fazer drag music que flerte com a Tropicália e misture rock, samba, bossa nova e psicodelia. Junto dos (das) artistas Caio Castelo, Dândara Marquês e Vladya Mendes. Mulher Barbada pretende trabalhar composições atuais e novas canções ao longo do processo, abordando questões como gênero, sexualidade e representatividade. Integra o projeto também a produtora Luana Caiubi.

SOBRE GUILHERME KASTRUP

Tutor do Projeto BÁRBARA!, de Rodrigo Ferreira – Mulher Barbada, Caio Castelo e Luana Caiubi. Músico e produtor musical. Ao longo de mais de vinte e cinco anos de carreira, contribuiu com seu talento de baterista, percussionista e produtor para o trabalho de artistas, como Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhoto, Chico César, João Donato, Vanessa da Mata, Maria Bethânia, Tom Zé e Zeca Baleiro, Roberto Fonseca (Cuba), Tokiko Kato (Japão), Selma Uamusse (Moçambique), Selton(Itália), PAUS(Portuga)l entre muitos outros. Reconhecido pela criação do projeto e álbum A Mulher do Fim do Mundo (Grammy Latino, APCA, Prêmio da Música Brasileira), e pela produção do álbum Deus é Mulher (indicado a melhor álbum brasileiro Grammy Latino ) que uniram a legendária Elza Soares a uma inquieta turma de São Paulo, como Kiko Dinucci, Romulo Fróes, Rodrigo Campos e Marcelo Cabral. Além da produção dos premiados álbuns, assinou a direção musical dos dois espetáculos, que ficaram em tour mundial de 2015 a 2019. Em 2013 lançou seu primeiro trabalho autoral Kastrupismo. Em 2014, lançou o álbum Sons de Sobrevivência, em trio com a percussionista Simone Sou e o pianista Benjamim Taubkin e, desde 2018, circula com o show do seu segundo álbum autoral Ponto de Mutação. Como produtor, realizou lançamentos internacionais, como o álbum de Selma Uamusse (Moçambique / Portugal ) e Grupo Selton (Itália / Brasil). Também assina a produção do álbum Gigante, de Renato Baccarat (Bélgica / Brasil) e do álbum de Leila Maria, Ubuntu, dedicado à obra de Djavan.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Show “BÁRBARA”, com Rodrigo Ferreira – Mulher Barbada, Caio Castelo, Dândara Marquês, Vladya Mendes e Luana Caiubi
Quando: 25 de novembro,sexta-feira, às 19h
Onde: no Pátio da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).
Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Romã Salviano (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 23 de novembro de 2022