Escola de Formação e Criação do Ceará

Fotos-Alan-Sousa (4) (1)

Porto Iracema das Artes realiza Mostra Ufa!, que finaliza a 7ª turma do Curso Técnico em Dança

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes realiza mostra ufa que finaliza a 7a turma do curso tecnico em danca foto alan sousa 7 1

Alunes do Curso Técnico em Dança (CTD) do Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – apresentam, nos dias 10 e 11 de dezembro, seus trabalhos de conclusão de curso na Mostra Ufa!. Os espetáculos, gratuitos e abertos ao público, ocorrem sempre às 20h no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A Mostra conta com a participação de nove grupos: “A Deusa que me pariu”, “Budejo”, “Decurso”, “Atravessamento”, “Malemole”, “Memórias”, “Pão com ovo”, “Bença, Chica”, “Zona de Descarte” e tem dramaturgia de Rubéns Lopes e Clarissa Costa.

UFA! que nomeia a Mostra sintetiza a diversidade de sensações que envolveram os alunes nos últimos tempos. Traz a perspectiva de que, no limite das possibilidades, foi encontrada força para emergir a partir dessa exclamação. Um gesto de exaustão que convoca a seguir nesse movimento de travessia.

No primeiro dia, 10 de dezembro, serão apresentados cinco trabalhos: “Pão com Ovo”, “Malemole”, “Memórias”, “Zona de Descarte” e “Decurso. Já no segundo dia de apresentações, sobem ao palco os trabalhos “”Budejo”, “A Deusa que me pariu”, “Atravessamento” e “Beça, Chica”. Ao todo, 22 alunes finalizam o curso nesta sétima turma. São eles/as:

Alinne Madelon Mendes de Sousa
Ana Carina Santos Araújo
Ana Carolina Soeiro Mandú
Ana Relvya Monteiro
Ari Simon Dos Anjos Nascimento Matias
Breno Vilario Santos Pires
Bruno Lima Mariano
Cristiane Martins da Silva
Deborah Santos de Oliveira
Fernanda Godoy dos Santos
Francisco Lailson da Silva Matias
Herbeline Holanda Casciano de Souza
Jacqueline da Silva Vitorino
Jéssica Sousa dos Santos
Jonatas Mota Leitão
Larissa Maria Ribeiro de Paiva
Lucas Diniz Vaz
Maria Beatriz da Silva Almeida
Mayara Maria Cavalcante Leal
Mayara Soares Barbosa
Raimundo Kennedy Maia Lima Filho
Saymon Cunha Morais

A coordenadora do Curso Técnico em Dança, Bilica Léo, detalha que esta Mostra é especial por celebrar também a aprovação do CTD com nota máxima na renovação do reconhecimento do curso pelo Conselho Estadual de Educação.”A notícia que muito nos fortalece, e que chega concomitante à produção desta mostra, é sobre a renovação do reconhecimento do curso pelo CEE (Conselho Estadual de Educação) com nota máxima nos quesitos avaliados garantindo a permanência e certificação desta política pública até o ano de 2027. Sem dúvida uma vitória do campo da dança no estado, mesmo sabendo que os desafios pedagógicos ainda são muitos”, finaliza.

Na variedade de assinaturas, propostas, elementos técnicos e corporeidades de cada trabalho, evidencia-se a proposta artístico-pedagógica do curso e sua ênfase na formação de intérpretes-criadores. A sétima turma do Curso Técnico em Dança teve dois anos de duração e está concluindo com 23 alunos/as/es formados/as/es. Durante a formação foram ministradas as seguintes disciplinas: Análise do Movimento, Cinesiologia Aplicada à Dança, Composição e Improvisação, Crítica da Dança, Dança Clássica, Dança Contemporânea, Dança e Filosofia, Dança Tecnologia, Danças Tradicionais, Dramaturgia da Dança, Elementos da Música, Estágio Supervisionado, Estética, Estudos da Performance, História da Dança, Introdução a História da Arte, Políticas Culturais, Produção Cultural, Técnicas Alternativas e Técnicas Somáticas.

SOBRE O CURSO TÉCNICO EM DANÇA

Criado em 2005, por uma demanda do Fórum de Dança do Ceará, o Curso Técnico em Dança – CTD, teve seu funcionamento vinculado a uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado – SECULT/CE, o Instituto Dragão do Mar – IDM e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. Em 2013, passou a integrar o programa de formação em Dança da Escola Porto Iracema das Artes.
Com carga horária de 1.500 horas, o CTD é estruturado a partir de três eixos temáticos: Práticas e técnicas corporais, Dança, cultura e sociedade e Pesquisa e criação em dança. A proposta é abordar as práticas corporais contemporâneas, considerando suas dimensões poética, estética, técnica, tecnológica, ética e política.
Reconhecido nacionalmente pela excelência de seu corpo docente e de seu projeto pedagógico, o CTD conta com um quadro de professores que inclui nomes importantes da pesquisa e criação em dança, podendo ser considerada uma das mais importantes ações formativas do nosso estado. Os alunos formados no curso atuam profissionalmente, sobretudo como coreógrafos, bailarinos e professores, em diversos contextos de dança no Ceará, no Brasil e no mundo. A coordenação é de Bilica Léo.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO:

O quê: Porto Iracema das Artes realiza Mostra Ufa!, que finaliza a 7ª turma do Curso Técnico em Dança
Quando: 10 e 11 de dezembro, às 20h
Onde: Teatro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 8 – Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público