Escola de Formação e Criação do Ceará

Nelson D-divulgação

Porto Iracema das Artes realiza encontro aberto com artista indígena e produtor musical Nelson D

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes realiza encontro aberto com artista indigena e produtor musical nelson d nelson d divulgacao

A atividade marca o retorno presencial do programa de formação em música eletrônica da Escola, criado em 2019 com intuito de impulsionar as ações formativas na área

A Escola Porto Iracema das Artes — Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — recebe, nesta sexta-feira, dia 11 de março, o artista indígena e produtor musical Nelson D. O encontro acontece às 16h no auditório da Escola e é aberto ao público. Por meio do programa “Plânctons”, núcleo de formação em música eletrônica do Laboratório de Música, a proposta é discutir a relação entre a música eletrônica e a cultura indígena. A atividade é gratuita e aberta ao público, com obrigatoriedade do uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Nelson D é produtor musical há 12 anos e se dedica a novos e novas artistas na cena musical brasileira, entre as quais Danna Lisboa, Gloria Groove, Linn da Quebrada, Tássia Reis, Davi e Mel (ex Banda Uó) e Melvin Santana. Em sua pesquisa, o artista se debruça nas fontes da música eletrônica e na cultura indígena, misturando sons orgânicos e tradicionais com processos tecnológicos.

Com referências de artistas como Tricky, Radiohead, Young Fathers, Prodigy, Son Lux e Tanya Tanaq, Nelson faz dos próprios beats um transe ritual que percorre diferentes ritmos, sem perder a roupagem rock e indígena que acompanha todo seu trabalho.

Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música da Escola, explica que a oficina foi pensada a fim de incentivar um encontro entre o processo criativo de Nelson D e de diversos artistas que contemplam as muitas vertentes da música eletrônica e experimental. A formação é direcionada ao projeto “Música Periférica Brasileira”, de Carú Lina, participante da atual edição do Laboratório.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes realiza encontro aberto com artista indígena e produtor musical Nelson D
Quando: Sexta-feira, 11 de março, às 16h
Onde: Auditório Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público | Obrigatório uso de máscara, apresentação de comprovante de vacina contra a Covid-19 e distanciamento social.

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Moraes (estagiária), com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em de março de 2022.