Escola de Formação e Criação do Ceará

labcariri-capa-site

Porto Iracema das Artes realiza, em parceria com a Vila da Música, live tira-dúvidas sobre o Laboratório de Música Vila Porto Cariri

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes realiza em parceria com a vila da musica live tira duvidas sobre o laboratorio de musica vila porto cariri labcariri capa site

Evento virtual ocorre nesta terça-feira, 19 de Abril, às 19h no Instagram

Nesta terça-feira, 19 de abril, a Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, em parceria com a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, live tira-dúvidas a partir das 19h no Instagram da Escola. O objetivo é sanar as dúvidas referentes ao lançamento da primeira edição do Laboratório de Música Porto Vila Cariri (Lab Porto Vila Cariri). O evento terá participação de Verlucia Nogueira, Mona Gadelha e Cláudia Pires. A mediação é da jornalista Bibiana Belisário.

O Lab Música Porto Vila Cariri, realizado em parceria com a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, abriu inscrições no último dia 11 de Abril e iniciou as atividades do Projeto aBarca, que tem por objetivo expandir as formações oferecidas pela Porto Iracema das Artes. Além do Lab Porto Vila Cariri, aBarca prevê a realização de um programa de iniciação às artes, com cerca de cem cursos de qualificação profissional, numa oferta de 1.500 matrículas para jovens da faixa etária de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social. Os investimentos são da ordem de 1 milhão 700 mil, recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) do Governo do Ceará. As inscrições para o Lab Música Porto Vila Cariri podem ser feitas clicando AQUI.

A exemplo dos demais laboratórios de criação do Porto Iracema, o Lab Música Porto Vila Cariri tem objetivo de desenvolver projetos artísticos, numa perspectiva de processos criativos, desenvolvidos no período de sete meses. Podem participar do processo seletivo pessoas com residência comprovada na região do Cariri, Estado do Ceará, pelo menos há dois anos, com idade mínima de 18 anos completos. Serão selecionados até quatro projetos, sendo 50% das vagas destinadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros.

Com uma metodologia inovadora, o programa formativo tem duração de sete meses. Nesse período, há uma bolsa no valor de R$1.000,00 para até três integrantes de cada projeto. As atividades incluem orientação coletiva e individual com tutores(as) escolhidos(as) de acordo com as poéticas de cada pesquisa, formação por meio de oficinas específicas e aulas abertas, além de todo o apoio estrutural da Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira.

Os projetos selecionados deverão apresentar, ao final do processo, um show/espetáculo ou outro formato resultante da imersão no Laboratório. O processo seletivo se dará em três etapas: análise dos documentos, avaliação técnica e avaliação final.

> Veja os detalhes do Laboratório Porto Vila Cariri no regulamento clicando AQUI.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Laboratório de Música Porto Vila Cariri serão realizadas pelo site da Escola entre os dias 11 e 30 de Abril.

Em caso de dúvidas sobre o regulamento, entre em contato com a coordenação no seguinte e-mail:

– Laboratório de Música: suporte.portoiracema@idm.org.br

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SOBRE A VILA DA MÚSICA MONSENHOR ÁGIO AUGUSTO MOREIRA

A Vila da Música, primeiro equipamento cultural de competência do Estado no Interior, é fruto da parceria do Governo do Ceará – através da Secretaria da Cultura – com a tradicional escola de música Sociedade Lírica de Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970. A Vila da Música é um equipamento cultural gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) voltado para a formação e fruição cultural.

SERVIÇO

O quê: Live tira-dúvidas sobre o Laboratório de Música Porto Vila Cariri

Quando: 19 de Abril, terça-feira, às 19h

Onde: Instagram da Porto Iracema das Artes e da Vila da Música

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Marina Solon (jornalista) | Publicado em 12 de Abril de 2022