Escola de Formação e Criação do Ceará

aulaodefunk1-_1_

Porto Iracema das Artes realiza Aulão de Funk com Taísa Machado

A atividade, gratuita e aberta ao público, faz parte das Rotas de Criação do Laboratório de Dança

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza, no dia 16 de dezembro, sexta-feira, às 18h, um Aulão de Funk com Taísa Machado, fundadora da Afrofunk Rio e tutora na 10ª edição do Laboratório de Dança. A atividade, gratuita e aberta ao público, faz parte das Rotas de Criação do projeto “Solta o Ponto Batidão” e ocorre no Pátio da Escola.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes. O projeto “Solta o Ponto Batidão” está sendo desenvolvido pelas/os artistas Gabriele Dalyla, Cabulosa e Átila Bruno. Além disso, o processo conta com tutoria de Taísa Machado, a “Chefona Mermo”, que irá guiar e facilitar essa aula em torno do funk.

O projeto “Solta o Ponto Batidão” pretende promover as perspectivas negras e periféricas sobre o corpo sensível ao funk, investigando o BPM e suas influências, variações e modificações na criação de movimento no corpo e espaço.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SOBRE O PROJETO SOLTA O PONTO BATIDÃO

O funk, mesmo em diferentes localidades, sempre teve sua batida, mas pode-se dizer que o cenário mudou com a chegada do 150 bpm. E como a dança funk influenciou e foi influenciada durante essa mudança? ”Solta o Ponto Batidão” é um projeto de pesquisa, em perspectivas negras e periféricas, sobre o corpo dançante em contato com o funk, mas também a influência do movimento na criação do BPM durante suas variações e modificações que ocorreram durante os anos.

SOBRE TAÍSA MACHADO

A “Chefona Mermo”, é atriz, roteirista, pesquisadora apaixonada pelo universo periférico carioca e curte mapear tendências de comportamento, estéticas e artísticas da cultura preta. Fundadora da Afrofunk Rio, plataforma de experiências e conteúdos para o movimento funk carioca que atua como tecnologia social e o corpo dançante como fonte de conhecimento e inspiração. Com foco em memória, empoderamento racial e de gênero, as ações valorizam a produção artística e intelectual das favelas e periferias do Rio de Janeiro. Além disso, curiosa e multilinguística, Taísa atua em frentes como: co-curadoria do Escuta Festival (Instituto Moreira Salles 2021) e da FLUPP 2022, com o circuito Experiência Afrofunk, apresentadora do podcast “No Passinho do Funk” (produção Spotify e Kondzilla) e na websérie “Querendo Assunto” junto à escritora Ana Paula Lisboa e a jornalista Ellen Paes. Como especialista em funk e cultura favelada carioca, participou dos filmes: O corpo é Nosso (Conspiração Filmes, 2019) e Made in Honório, documentário da funkeira Anitta, produção da Netflix (2020). No momento atua como roteirista e mediadora cultural para as marcas Beats (Ambev) e Paranoid Filmes, onde está em processo de criação de longa com o premiado roteirista e diretor Heitor Dhalia. Em 2020 o atual secretário de cultura da cidade do Rio de Janeiro, Marcus Faustini, lançou o Afrofunk e a Ciência do Rebolado, um livro sobre a trajetória artística de Taísa pela editora Cobogó na coletânea Cabeças da Periferia. O mais novo projeto é o primeiro programa de aceleração para artistas da cena funk carioca, ESTUDE O FUNK é um hub criativo funkeiro em que a artista atua como diretora artística e professora, o programa é uma parceria entre a Fundição Progresso e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Aulão de Funk com Taísa Machado

Quando: 16 de Dezembro, sexta-feira, às 18h

Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Romã Salviano (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 08 de dezembro de 2022