Escola de Formação e Criação do Ceará

labartesvisuaisi-aula-aberta-quando-capa-site

Porto Iracema das Artes realiza aula aberta “Quando Raízes Se Encontram Contam Histórias Terrosas”, com Salissa Rosa e Walla Capelobo

portoiracemadasartes.org.br labartesvisuaisi aula aberta quando capa site

Atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre nesta terça feira, 29 de novembro, no auditório da Escola

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza a aula aberta “Quando Raízes Se Encontram Contam Histórias Terrosas”, com Salissa Rosa e Walla Capelobo. A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre nesta terça-feira, 29 de novembro, às 19h, no auditório da Escola.

Nascidas em diferentes partes do cerrado brasileiro (Goiás e Minas Gerais), Salissa Rosa e Walla Capelobo se encontram nessa aula aberta para trocar sobre seus processos imaginativos, construções de mundos e rememoração a partir da terra. A terra enquanto ser vivo está presente em ambas práticas artísticas como elemento fundamental para fabulações de realidades confluentes com suas raízes.

Salissa Rosa é tutora de Zwanga Nyack e Merremii Karão-Jaguaribaras, artistas participantes da 8ª edição da Temporada Investigativa do Laboratório de Artes Visuais, e têm trabalhado com a arte como caminho e experiências intuitivas, ficções, território e natureza. Sua prática circula entre instituições participativas, cerâmica, barro, terra, fotografias e vídeos. Walla Capelobo, por sua vez, tem trabalhado com compostagem, cerâmica, barro e ficções especulativas para além das extinções.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SOBRE SALISSA ROSA

Atua com a arte como caminho e experiências intuitivas, ficção, território e naturezas. Sua prática circula entre instalações com ênfase em interação e participação, trabalho com a terra em diversas materialidades como cerâmica e barro, também fotografia, vídeo e coleta.

SOBRE WALLA CAPELOBO

Walla Capelobo é mata escura e lama fertil. Afrotransfeminista e anticolonial. Pesquisadora e artista que cria na espiral do tempo que cruza sua vida. É conhecimento e continuidade herdada pela fina camada de sua pele. Na busca de ser semente crioula capaz de regenerar terras invadidas. Em parceria com instituições, destaca-se a formação em História da Arte (EBA/UFRJ) e mestranda no PPGCA (IACS/UFF). Contribui em dois grupos de pesquisa, Ynterfluxes (IACS/UFF) e GeruMaa: Filosofia e Estética Africana e Ameríndia (IFCS/UFRJ). Compõe como coordenadora pedagógica da plataforma Desculonizacion: acción y pensamiento (México-Brasil). Colabora também no CIPEI – Círculo Permanente de Estudios Independientes (México-Brasil), plataforma de investigação de contra-pedagogias e contra-visualidades. Propositora em conjunto com a artista pesquisadora Millena Lízia o curso Composteiras: Saberes Regenerativos com Beatriz Nascimentoem EAV: Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes realiza aula aberta “Quando Raízes Se Encontram Contam Histórias Terrosas”, com Salissa Rosa e Walla Capelobo.
Quando: 29 de novembro, terça-feira, às 19h
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Romã Salviano (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 25 de novembro de 2022