Escola de Formação e Criação do Ceará

camila-augustini-capa-site

Porto Iracema das Artes realiza aula aberta “Primeiras ideias para criar um projeto de série”, com Camila Agustini

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes realiza aula aberta primeiras ideias para criar um projeto de serie com camila agustini camila augustini capa site

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na sexta-feira, 4 de novembro, às 19h, no auditório da Escola

A Escola Porto Iracema das Artes, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza a aula aberta “Primeiras ideias para criar um projeto de série”, com Camila Agustini, que inaugura a primeira edição do programa Cena 15 – Série de Ficção. O evento ocorre no dia 4 de novembro, sexta-feira, às 19h. A atividade, gratuita e aberta ao público, será no auditório da Escola.

Esta aula aberta, além de inaugurar a primeira edição do programa Cena 15 – Série de Ficção, apresentará a roteirista e consultora Camila Agustini, que acompanhará o processo de desenvolvimento do projeto selecionado. O encontro revelará as especificidades da escrita para séries de ficção, especialmente em comparação com longas metragens. Agustini vai abordar conceitos estruturantes como tema, premissa, universo, motor da trama, fôlego, personagens, entre outros aspectos relacionados à narrativa seriada.

A coordenadora do Centro de Narrativas Audiovisuais – Cena 15, Manoela Ziggiatti, ressalta a importância do debate sobre narrativas seriadas para o cenário audiovisual. “Estamos muito felizes em inaugurar o programa de desenvolvimento de séries com a Camila Agustini, ainda mais em uma atividade presencial. Esta é uma sinalização que a Escola faz, a partir de um olhar atento ao cenário do audiovisual no Ceará e no Brasil, sobre a importância de uma formação focada em narrativas seriadas. Tenho certeza que muitas ideias aqui do Ceará vão ser potencializadas a partir desse programa de desenvolvimento e de suas atividades formativas, como é o caso desta aula inaugural”, finaliza.

SOBRE CAMILA AGUSTINI

Camila Agustini trabalha em formatação, desenvolvimento e escritura de roteiro de projetos audiovisuais (longas, séries, curtas, projetos transmídia), chefia de sala de roteiro, coordenação de equipe, script doctoring/ consultoria para desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil e no exterior, oficinas de roteiro e formatação de laboratórios de desenvolvimento. Trabalhou com diretores como Karim Ainouz, Guillermo Arriaga, Ana Luiza Azevedo. Participou da análise e colaboração para o desenvolvimento de projetos originais para a web e projetos derivados de novelas e séries como “Dupla Identidade.doc”, “A Lei de Murphy”, “7 Vidas – Casos Reais”, “Causos do Zé Coveiro” (derivada da minissérie “Amorteamo”). Foi roteirista das webséries “Deborah Secco Apresenta” e “Vidas Além do Tempo” (derivada da novela “Além do Tempo”). Além de projetos desenvolvidos sob a direção artística de Alex Medeiros. Também faz análise de projetos de séries e longas e encaminha para as distintas plataformas do Grupo Globo. E, trabalhou na pesquisa para desenvolvimento de personagens e tramas para “Felizes para Sempre?” e “Malhação Casa Cheia”.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes realiza aula aberta “Primeiras ideias para criar um projeto de série”, com Camila Agustini

Quando: 4 de novembro, sexta-feira, às 19h

Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Beatriz Acioli (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 27 de outubro de 2022