Escola de Formação e Criação do Ceará

feriasnoporto2019_aula-aberta_delano-pessoa_capa-site

Porto Iracema das Artes realiza aula aberta por ocasião do aniversário de Raimundo Cela

feriasnoporto2019 aula aberta delano pessoa capa site

A atividade será ministrada pelo pesquisador Delano Pessoa. A formação, que é gratuita, acontece no dia do aniversário do artista, 19 de julho

No próximo dia 19 de julho, completam-se 129 anos do nascimento de Raimundo Cela (1890-1954), um dos maiores nomes da pintura cearense. Para lembrar a data, o Porto Iracema das Artes realiza a aula aberta “O dito e o feito”: o percurso expositivo das obras de Raymundo Cela, numa homenagem ao aniversário do artista nascido em Sobral. A formação será ministrada pelo pesquisador Delano Pessoa e integra programação de férias do Porto. A formação, gratuita e aberta a todos os interessados, acontece na Sala A5 do Porto, a partir das 15h.

Usando como referência os suportes em que circulam as obras de Cela, especialmente, catálogos de exposição, o pesquisador e doutor em Sociologia Delano Pessoa abordará, na aula aberta, as técnicas utilizadas pelo artista na elaboração de suas pinturas, desenhos e gravuras, destacando também os significados atribuídos a produção visual do artista.

Sobre Raimundo Cela

Raimundo Brandão Cela (Sobral, Ceará, 1890 – Niterói, Rio de Janeiro, 1954) foi pintor, gravador, professor. Formou-se em ciências e letras no Liceu do Ceará. Em 1910, mudou-se para o Rio de Janeiro e matriculou-se como aluno livre da Escola Nacional de Belas Artes (ENBA). Nessa época, titulou-se também em Engenharia, pela Escola Politécnica. Entre 1919 e 1923, viajou a Paris para aperfeiçoar-se. Quando voltou ao Brasil, por problemas de saúde, foi morar em Camocim, onde trabalhou como engenheiro. A partir de 1938, quando criou um painel sobre a abolição da escravatura para o Palácio do Governo do Estado, em Fortaleza, continuou dedicando-se à produção artística e lecionando desenho no Colégio Militar. Em 1945, mudou-se com a família para Niterói, no Rio de Janeiro. A partir de 1951, lecionou gravura em metal na ENBA. Realizou a terceira mostra individual em 1945, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), na capital carioca. São temas constantes em sua produção as paisagens, os tipos populares e o trabalho de rendeiras e pescadores. Faleceu em 1954.

Sobre Delano Pessoa

delano pessoa
Foto: Queiroz Netto

Delano Pessoa é pesquisador doutor em Sociologia. Ao longo de dez anos, desenvolveu pesquisa sobre o processo criativo e a circulação das obras do artista Raymundo Brandão Cela (1890-1954). Atualmente é integrante do grupo de estudos da Galeria Multiarte, dedicando-se à pesquisa sobre História das Exposições de Arte no Ceará. Foi curador da exposição FORTALEZA, retrospectiva do artista Narcélio Grud realizada no CCBNB entre abril e maio de 2019. Realiza catalogação de acervos, consultoria de elaboração de projetos de pós-graduação, revisão de dissertações e teses.

SERVIÇO
O quê: Porto Iracema das Artes realiza aula aberta por ocasião do aniversário de Raimundo Cela
Quando: 19 de julho, a partir das 15h
Onde: Sala A5 do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral

Publicado em: 10/07/2019