Escola de Formação e Criação do Ceará

corpo-que-brinca-no-pulsar-da-vida1

Porto Iracema das Artes realiza atividade “Um Corpo Que Brinca no Pulsar da Vida”, com mediação da artista Vitória Helen

A ação servirá como laboratório para produção de sentidos e imagens, que contribuirá para a feitura de obras que farão parte do Projeto [sem nome].

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza a atividade “Um Corpo Que Brinca no Pulsar da Vida”, com mediação da artista Vitória Helen. A ação ocorre no dia 7 de fevereiro, terça-feira, entre 15h e 18h, na Amarelinha que fica na lateral da Escola. A atividade, gratuita e aberta ao público, consiste em uma tarde de brincadeiras com guloseimas típicas daqueles que foram crianças nas décadas de 1990 e 2000.

A ação faz parte da pesquisa do Projeto [Sem Nome], integrante da 10ª edição do Laboratório de Artes Visuais, e tem por base um pensamento zapatista que diz: “O espírito da criança é estar vivo o tempo todo”. Tomando as tradicionais festas dos anos 2000 como disparador de memórias, os artistas do Projeto [Sem Nome] convidam a todes a vivenciar momentos brincantes que nos conectam à memórias e sensações.

A artista Vitória Helen detalha a proposta da atividade. ”Pensar esse corpo adulto que vai ao longo do tempo perdendo a sua criança interior, por estar inserido em uma lógica capitalista que suga nosso potencial criativo e de vida, vi nessa atividade uma oportunidade de voltarmos para esse corpo pulsante, como mecanismo de produção de vida, de nostalgia e de criação de sentidos.”, afirma.

Por meio das brincadeiras e guloseimas da infância, será proposto retornar ao corpo pulsante de criança, para assim tatear memórias como quem tem fome de mundo. Com isso, as pessoas participantes da atividade poderão relembrar e partilhar, de forma sensorial, suas memórias infantis. A ação servirá como laboratório para produção de sentidos e imagens, que contribuirá para a feitura de obras que farão parte do Projeto [Sem Nome].

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SOBRE O PROJETO [SEM NOME]

Projeto [Sem Nome] trata-se de uma pesquisa fotográfica e urbana, onde investiga-se,
resgata-se, cria-se e recria-se a memória dos bairros, Santa Filomena e Curió. O projeto está sendo desenvolvido por Leo Silva – realizador, escritor, fotógrafo e cineasta. Morador do Santa Filomena – e por Vitória Helen – artista visual e produtora, assina artisticamente como arth3mis e integra o Coletivo Cabeça e colabora com a Livro Livre Curió.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Atividade “Um Corpo Que Brinca no Pulsar da Vida”, com mediação da artista Vitória Helen
Quando: terça-feira, 7 de fevereiro, 15h às 18h
Onde: Amarelinha da Lateral da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).
Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Romã Salviano (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 30 de janeiro de 2023