Escola de Formação e Criação do Ceará

PREMAR-cb-artes-cenicas_RESTA-capa-site

Porto Iracema das Artes realiza apresentações do Espetáculo “RESTA”

portoiracemadasartes.org.br portoiracemadasartes.org .br premar cb artes cenicas resta capa site

Atividade faz parte do PREAMAR do percurso básico de Artes Cênicas de 2022

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza apresentação cênica da obra coletiva RESTA, com direção de Lídia dos Anjos e assistência de direção e preparação de elenco de Geane Albuquerque. O Espetáculo RESTA foi criado pela turma do Percurso Básico em Teatro de 2022 durante o processo do PREAMAR de Artes Cênicas. A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre nos dias 25 e 26 de janeiro, quarta e quinta-feira, às 19h, em diversos espaços da Escola.

É o que resta! Sete conhecidos desconhecidos se encontram naquilo que restou. Cada um com seus mundos diferentes, conflitos e aflitos compartilham entre si suas perspectivas. A “RESTA” é aquilo que festejam entre si. O trabalho foi desenvolvido durante o PREAMAR, programa que tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, no sentido de aprofundar os estudos desenvolvidos nos cursos básicos.

“A turma está junta desde abril de 2022, então é a finalização de um ciclo dos cursos básicos em teatro, mas também a formação de um espaço de múltiplas relações entre cada pessoa que passou pela turma, a firmação de laços, a construção da trajetória artística de cada pessoa. O trabalho nasce de uma grande vontade da turma de existir e se projetar na cena artística da cidade colocando em evidência as histórias que lhes atravessaram e ainda atravessam”, afirma a Coordenadora do Percurso Básico em Teatro, Maíra Abreu.

SOBRE LÍDIA DOS ANJOS

É atriz, figurinista, costureira, poeta, diretora de arte, cineasta, realizadora, produtora e pesquisadora. Graduada em Licenciatura em Teatro pela UFC e formada também pelos cursos Princípios Básicos do Teatro, Interpretação III – Porto Iracema das Artes, Laboratório de Roteiro (CCBJ),Curso Passadiante – Imagens da Descolonização (Instituto Aguaboa Cultural). Integrante da Coletiva Pretareu, colaboradora do Coletivo Princesinha de Favela, está em pesquisa com Diário de Afetação – Relatos da construção de uma cena periferica, preta e ancestral para a destruição do mundo atravessado por vozes que emanam de corpos iminentes.

SOBRE GEANE ALBUQUERQUE

É atriz graduada no curso de Licenciatura em Teatro pelo Instituto de Ciência e Tecnologia do Ceará (2015) e concludente da III Turma do Curso Técnico em Dança, promovido em parceria pelos órgãos IACCC e SENAC (2010-2012). Atualmente é integrante da Inquieta Cia onde pesquisa e atua em trabalhos performativos distribuídos em várias linguagens. É arte educadora com enfoque na educação de jovens e crianças, atuando em escolas no município de Fortaleza. Participou de coletivos artísticos de Fortaleza (Mimo, Coletivo Soul, Vitrine) e como artista independe colaborou como atriz e produtora de espetáculos: Sakura Matsuri (2012), Hamlet solo( 2014 a 2016), Vagabundos (2014 a 2016), Touro azul (2018), entre outros. No cinema atuou em curtas metragens de Leonardo Mouramateus (Dias em Cuba, Completo Estranho, Charizard, História de uma Pena, A Festa e os Cães), de Pedro Henrique (Superdance), de Breno Baptista (Patos Voam), de Escarpinelli (Canto Nenhum), entre outros. Atuou como produtora executiva no curta Vando Vulgo Vedita de Andreia Pires e Leonardo Moura Mateus.

SOBRE OS PERCURSOS BÁSICOS

O Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes tem como objetivo a iniciação no mundo das artes. Está estruturado em percursos formativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Fotopoéticas e Audiovisual. O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, a pessoas entre 16 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas. As inscrições são realizadas pelo site da Escola e o processo seletivo pode incluir duas etapas. A primeira consiste na análise da inscrição do candidato tendo como base os pré-requisitos específicos do curso (explicitados na ficha de inscrição) e os critérios de prioridade do edital. A segunda fase conta com uma entrevista.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Apresentações do Espetáculo “RESTA”, trabalho de conclusão do PREAMAR de Artes Cênicas da turma de 2022
Quando: 25 e 26 de janeiro, quarta e quinta-feira, às 19h
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).
Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Romã Salviano (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 17 de janeiro de 2023