A Escola decidiu estender o prazo até o dia 05 de abril. Artistas podem inscrever projetos em Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro
O Porto Iracema das Artes, escola de artes do Governo do Estado, ligada à Secretaria da Cultura e gerida pelo Instituto Dragão do Mar, decidiu prorrogar o prazo de inscrição de projetos para os Laboratórios de Criação 2020. A data final estava marcada para esta quinta-feira, 19 de março, mas diante do momento de prevenção da pandemia do coronavírus, a instituição decidiu estender o prazo até 5 de abril, a fim de dar mais tranquilidade aos artistas, diretamente afetados pela paralisação de programações culturais.
“A Escola compreende que o momento é de cuidado e que as pessoas precisam priorizar outras coisas neste momento, como a própria saúde e a dos familiares, além da garantia de sobrevivência. Então, resolvemos dar mais tempo para que os artistas possam se organizar e não perder a oportunidade dos Laboratórios em meio à preocupação com o coronavírus”, afirma a diretora da Escola, Bete Jaguaribe.
Nesta terça-feira, dia 17, a partir das 19h, a Escola fará uma live pelo Instagram para responder as questões de artistas sobre a submissão dos projetos. Até o final do novo prazo, as coordenações de cada linguagem também podem ser acessadas via e-mail.
Laboratório de Artes Visuais – laboratorioartesvisuais@gmail.com
Laboratório de Cinema – cena15.audiovisual@gmail.com
Laboratório de Dança – portodadanca@gmail.com
Laboratório de Música – coordenadoralabmusica@gmail.com
Laboratório de Teatro – coordenacaolabteatro@gmail.com
Laboratórios 2020
Este ano, serão selecionados 29 projetos, divididos em Artes Visuais (8), Cinema (6), Dança (5), Música (5) e Teatro (5) – sete a mais que nas edições anteriores. Outra novidade é o aumento no valor da ajuda de custo para artistas do Ceará, que passará a ser de R$ 1.000,00 por mês. Projetos vindos do interior do Estado, incluindo Região Metropolitana de Fortaleza, receberão bônus de 5 pontos na segunda etapa. No caso dos Labs de Teatro e de Dança, há ainda a concessão de bônus específicos para artistas que comprovarem trabalho conjunto e continuado de pelo menos quatro anos.
Os Laboratórios de Criação do Porto Iracema são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais. A formação é realizada em regime de imersão ao longo do ano e culmina numa apresentação final para o público. Artistas recebem orientação de tutores escolhidos de acordo com a necessidade de cada projeto. Para participar do processo seletivo, é preciso ter idade mínima de 18 anos, não ter sido proponente ou colaborador (a) em nenhuma das cinco linguagens, nas últimas duas edições, e comprovar que reside no Ceará há pelo menos dois anos.
Processo seletivo
A escolha dos projetos será feita em três etapas e o resultado final será divulgado no dia 28 de maio. Após o período de submissão eletrônica dos projetos, uma comissão de três artistas e pesquisadores de cada linguagem avalia as propostas e pré-seleciona para a etapa seguinte, de entrevistas presenciais, em que os artistas podem defender seus projetos. No caso do Laboratório de Música, além da entrevista, é realizada, em Fortaleza, uma audição aberta ao público.
Confira o NOVO CRONOGRAMA.
Confira os detalhes de cada Laboratório nos regulamentos:
LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS
LABORATÓRIO DE CINEMA
LABORATÓRIO DE DANÇA
LABORATÓRIO DE MÚSICA
LABORATÓRIO DE TEATRO
Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
O que: Porto Iracema das Artes prorroga inscrições para Laboratórios de Criação
Quando: Até 23h59min do dia 5 de abril de 2020
Inscreva-se AQUI
GRATUITO
Assessoria de Comunicação | Porto Iracema das Artes
Publicado em 17/03/2020