Escola de Formação e Criação do Ceará

progfotopoeticas_labartesvisuais_curso_devir-negro-no-mundo_romulo-silva_capa-site

Porto Iracema das Artes promove formação “DEVIR-NEGRO DO MUNDO: Uma introdução ao pensamento de Achille Mbembe”

progfotopoeticas labartesvisuais curso devir negro no mundo romulo silva capa site

As inscrições serão realizadas por ordem de chegada no primeiro dia de aula (5/11), a partir das 17h, no Auditório da Escola

O Porto Iracema das Artes oferece 40 vagas para o curso “DEVIR-NEGRO DO MUNDO: Uma introdução ao pensamento de Achille Mbembe”, que será orientado pelo  pesquisador, educador social e professor Rômulo Silva. A formação, organizada pelo Laboratório de Artes Visuais e o Programa de Fotopoéticas, acontece em sete encontros, nos dias 5, 8, 12, 26 e 29 de novembro e em 3 e 6 de dezembro, sempre das 18h às 21h. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada no primeiro dia de aula, a partir das 17h, na sala B2.

O curso apresenta o pensamento do filósofo, teórico político, historiador e professor universitário Achille Mbembe, que em suas obras busca olhar o contemporâneo a partir das vivências negras. A formação discute os conceitos de necropolítica, a questão da raça e o devir-negro do mundo. Durante as aulas, será produzida uma fanzine com fotografia, arte-colagem, arte-xerox, gravura, poema, crônica, relato ou um conto dos participantes referentes ao tema.

Sobre Rômulo Silva

Morador do bairro Pantanal, Rômulo Silva tem 32 anos. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS-Uece) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Estácio FIC. Tem interesses nas áreas de Sociologia e Antropologia da Literatura, Escrita, Performance e Oralidade, Sociologia da Ação Coletiva e dos Movimentos Contemporâneos de Juventudes; além dos Estudos Decoloniais, das Subalternidades e da Pós-Colonialidade.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e integrante do Núcleo de Estudos sobre Conflitualidade e Violência (COVIO) da Uece. Trabalhou como educador social no Cuca Jangurussu, como professor no Centro Cultural do Grande Bom Jardim (CCGBJ) e no Porto Iracema das Artes.

Sobre a Escola 

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO
O quê: Porto Iracema das Artes promove formação “DEVIR-NEGRO DO MUNDO: Uma introdução ao pensamento de Achille Mbembe”, com o pesquisador Rômulo Silva
Quando: Dias 5, 8, 12, 26 e 29 de novembro e dias 3 e 6 de dezembro, sempre das 18h às 21h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO
Inscrições por ordem de chegada no primeiro dia da atividade.

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 30/11/2019