Escola de Formação e Criação do Ceará

foto-te-pinheiro-atelie-urgente-25.10.2019-9

Porto Iracema das Artes promove a aula aberta “A liberdade das águas e das artes”

encontro urgente aula aberta capa site

Ação acontece no dia 13 de novembro, com participação do pesquisador e ambientalista Jeovah Meireles e das artistas Cecília Andrade e Vitória Helen

Dentro da campanha “NordesteUrgente – SOSPraiasNordeste”, a Escola Porto Iracema das Artes promove a aula aberta “A liberdade das águas e das artes” no dia 13 de novembro, quarta-feira, às 19h, no Auditório. A partir do derramamento de óleo que atinge o litoral do Nordeste, em um crime ambiental sem precedentes, o pesquisador e ambientalista Jeovah Meireles, a artista e pesquisadora Cecília Andrade e a artista e ganhadora da Mostra Poéticas das Águas, Vitória Helen, conduzem uma conversa sobre as relações entre arte e meio ambiente.

A ideia é dar continuidade ao conjunto de ações que a Escola vem desenvolvendo desde o lançamento da campanha, em outubro, para, por meio do potencial transformador da arte, contribuir com o debate e a mobilização em torno do dessa catástrofe cujos impactos ainda estão longe de serem mensurados. Há cerca de dois meses, o óleo vazado na costa da região segue causando prejuízos ambientais, trazendo enormes danos às comunidades tradicionais litorâneas e impactos negativos no turismo e outras atividades da economia.

Além de artistas do Estado e do público em geral, o Porto convida diversas instituições de cultura da Cidade, especialmente aquelas localizadas em áreas próximas à beira-mar, para se fazerem presentes nas conversas e atividades da campanha.

Sobre os convidados

Cecília Andrade

Artista visual, designer, arquiteta e urbanista. Tem mestrado em Artes pelo PPGArtes da Universidade Federal do Ceará. Sua pesquisa resultou no aplicativo “Excursão Pajeú” e na exposição de mesmo nome, realizada com patrocínio da Lei Rouanet e finalista do Prêmio Select de Arte e Educação. Trabalha na interseção entre arte e design tangenciando questões do corpo, cidade e patrimônio.

Jeovah Meireles

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona (2001). Desenvolve pesquisas em Geociências, com ênfase em Geografia Física e Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores geoambientais de flutuações do nível relativo do mar e mudanças climática, evolução geomorfológica da planície costeira, planejamento e gestão, impactos socioambientais de grandes empreendimentos no litoral, cartografia social, justiça ambiental e climática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B.

Vitória Helen (arth3mis)

Atriz e artista visual. Estudante do 1° semestre em Artes Visuais do IFCE, aluna do Porto Iracema das Artes, integrante do Coletivo Cabeça, participante da Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió. Ganhadora da Mostra Poéticas das Águas, com a vídeo-performance “Quando a lama vira mar”

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Porto Iracema das Artes promove a aula aberta “A liberdade das águas e das artes”
Quando: Dia 13 de novembro, quarta-feira, às 19h
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Adriana Martins
Publicado em 07/11/2019