Porto Iracema das Artes lança primeira oferta de cursos de 2022, com inscrições para Audiovisual, Teatro e Artes Visuais

Ao todo serão ofertadas 150 vagas, sendo metade delas reservadas para ações afirmativas

Nesta sexta-feira, 1 de abril, a Escola Porto Iracema das Artes — Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), lança a primeira oferta de cursos do ano. São ofertadas 150 vagas na modalidade presencial. As inscrições foram PRORROGADAS e podem ser feitas até o dia 12 de abril às 17h clicando AQUI.

Os percursos em Audiovisual, Teatro e Artes Visuais conectam o estudo das noções básicas das linguagens artísticas com os debates que envolvem a autoafirmação e a existência dos jovens na atualidade. O público preferencial do Programa são estudantes da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, a partir de 16 anos, sendo 50% das vagas destinadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros. São cursos de iniciação, portanto, não é necessário ter experiência anterior em artes.

O processo seletivo ocorre em duas etapas: análise dos formulários de inscrição, que vai de 11 a 13 de abril, e entrevistas, de 18 a 20 de abril. O resultado final será divulgado no site da Escola no dia 22 de abril e o início das atividades está previsto para o dia 25 do mesmo mês. Cada pessoa interessada poderá realizar inscrição em apenas um dos percursos.

Foto: Alan Sousa

Os cursos básicos oferecem um conjunto de módulos de aprendizagem independentes, mas interligados, de maneira a construir uma experiência formativa que contemple diferentes dimensões do fazer artístico: técnica, poética, ética, política. Nesta edição, as artes visuais oferecem dois percursos: “Desenho, corpo e aproximações pictóricas” e “Fotografia, corpo e intervenções urbanas”. Já Audiovisual e Teatro terão um percurso cada um.

Em diálogo com as “Poéticas Afro-Indígenas”, que ao longo de 2022 nortearão ações formativas e eventos da Escola, os cursos apresentam um quadro diverso de artistas-mediadores que investigam nossas matrizes indígenas e africanas em seus processos de criação.

Conheça as ementas e módulos dos cursos clicando AQUI.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes oferta 150 vagas para Cursos Básicos nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro
Quando: inscrições de 1 a 10 de abril. Início dos cursos em 25 de abril.
Onde: formulário de inscrição disponível AQUI.
Gratuito e aberto ao público