Escola de Formação e Criação do Ceará

diva-capa-site

Porto Iracema das Artes, em parceria com a Vila da Música, realiza evento com Divina Valéria e Diva D’brito

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes em parceria com a vila da musica realiza atividade com divina valeria e diva dbrito diva capa site

A atividade “De uma Diva para uma Divina”, promovida pelo Laboratório de Teatro, ocorre nesta sexta-feira, 22 de Abril, no Crato

Nesta sexta-feira, 22 de abril, o Laboratório de Teatro da Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza a atividade “De uma Diva para uma Divina”, com a presença da cantora e atriz Divina Valéria, tutora do projeto, e de Diva D’brito, artista participante desta edição do LabTeatro. O evento ocorre às 19h na Vila da Música, no Crato. É gratuito e aberto ao público.

Parte das “Rotas de Criação”, momento de partilha pública dos processos de pesquisa dos Laboratórios de Criação, “De uma Diva para uma Divina”, é uma atividade que se une ao Diálogos Musicais e tem a parceria da Vila da Música e o auxílio da Secretaria de Cultura do município do Crato.

Para Diva D’brito, o evento reúne uma série de recursos artísticos que ajudam a contar a trajetória de ambas as artistas. “Estamos no processo laboratorial de criar um roteiro de ações performáticas, utilizando recursos do audiovisual, música, teatro e performance para contar um pouco da trajetória da Divina Valéria e da minha trajetória enquanto artista”, conta.

Ela ainda detalha que o momento será de troca entre as duas artistas, ambas mulheres trans, de gerações diferentes, mas que aprendem e contribuem com os processos artísticos uma da outra. “A proposta do evento é trazer um híbrido de duas gerações de mulheres atrizes e cantoras Trans em um experimento para futura concepção de um show espetáculo performático”, conclui.

SOBRE DIVA D’BRITO

Atriz- Cantora – Professora e Dramaturga. Licenciada em Teatro pela Universidade Regional do Cariri (2019), Regente em Música, Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro. Integrante do Coletivo Dama Vermelha. Foi bolsista nos Projetos – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2014-2016), Iniciação Científica – O Estudo do Cômico Cearense (2016-2018). Trabalha atualmente desde 2021 na Associação Dança Cariri no município de Juazeiro do Norte e desenvolve a pesquisa “De Uma Diva Para Uma Divina” pelo laboratório de criação Porto Iracema das Artes com a tutoria da atriz e cantora travesti Divina Valéria (1944) e também com a colaboração da atriz e cantora travesti Verônica Valenttino (1984); e apresenta nas noites nos bares e casa de show caririenses o show “Bebam Com Uma Diva”.

SOBRE DIVINA VALÉRIA

Desde 1964, quando estreou como cantora na noite carioca, Divina Valéria é uma das artistas travestis mais conhecidas e respeitadas do Brasil. Antes de completar vinte anos, já era uma das estrelas do aclamado espetáculo “Les Girls”, com o qual viajou por várias cidades brasileiras e também pelo Uruguai. Em 1970, chegou na França, onde rapidamente se tornou uma das principais atrações das emblemáticas casas noturnas Carrousel de Paris e Chez Madame Arthur. E era só o começo. Entre Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Montevidéu, Paris, Roma, Berlim e até no Japão, Valéria cantou muito, emocionou plateias, amou demais e viveu intensamente. Essa trajetória é apresentada na biografia “Divina Valéria”, fartamente ilustrada e repleta de histórias e curiosidades de quase seis décadas de carreira narradas pela própria artista aos autores do livro.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Rotas de Criação + Diálogos Musicais com Diva D’brito e Divina Valéria

Quando: sexta-feira, 22 de abril, 19h

Onde: Auditório Izaíra Silvino – Vila da Música (Avenida José Horário Pequeno, 1335 – Crato/CE)

Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Alessandro Fernandes (estagiário), com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 19 de abril de 2022.