(Imagem: Mateus Pompeu)
13ª edição dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema contempla projetos de Teatro, Música, Dança, Cinema e Artes Visuais
A Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) -, divulga, nesta sexta-feira (6), o resultado preliminar da 1ª etapa da 13ª edição dos Laboratórios de Criação da Escola. Esta foi a fase de “Análise dos Documentos e Avaliação de Trajetória” e a seguinte será a “Avaliação Técnica”.
Os recursos para esta etapa podem ser interpostos nos dias 07 e 08 de junho. O resultado dos recursos será divulgado no dia 09 de junho.
CONFIRA O RESULTADO PRELIMINAR DA 1ª FASE
- Laboratório de Música
- Laboratório de Teatro
- Laboratório de Artes Visuais
- Laboratório Cena 15 – Cinema
- Laboratório Cena 15 – Série de Ficção
- Laboratório de Dança
NO QUE CONSISTE ESTA PRIMEIRA ETAPA?
A 1ª etapa – Análise dos Documentos e Avaliação de Trajetória consiste na conferência dos dados solicitados no processo de inscrição, de acordo com as exigências do processo seletivo explicitadas no item 6 dos regulamentos. A análise é realizada por técnicos(as) da Escola Porto Iracema das Artes.
COMO INTERPOR RECURSO NESTA FASE?
Os recursos deverão ser enviados no prazo estipulado pelos regulamentos, por meio do Mapa Cultural do Ceará, onde o(a) proponente poderá acessar sua inscrição, visualizar o detalhamento das suas notas, os pareceres individuais de avaliação da 1ª etapa, e preencher o formulário de recurso. É vedada a inclusão de qualquer documento adicional.
O resultado pós-recursos e a lista de projetos selecionados em todas as etapas serão divulgados no site da Porto Iracema das Artes e no Mapa Cultural do Ceará, sendo de total responsabilidade do(a) proponente acompanhar a atualização dessas informações.
SELEÇÃO 2025
Serão selecionados 31 projetos em cinco linguagens artísticas, sendo elas: Artes Visuais, Dança, Teatro, Cinema e Música. Em 2025, os Laboratórios de Dança, Artes Visuais, Música e Teatro terão seis projetos selecionados, cada um deles. No Lab Cena 15 – Cinema, serão aprovadas seis propostas de roteiros de longa-metragem de ficção, quatro do Ceará, uma do Nordeste e outra da modalidade Nacional, proveniente de estados das demais regiões. Já o Lab Cena 15 – Série de Ficção selecionará um projeto proposto por três roteiristas do Ceará.
Tal como em edições passadas, os Laboratórios de Criação da Escola reservam 50% das vagas do estado do Ceará, consideradas na 2ª e na 3ª etapas, para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, transgêneros e com deficiência.
Além disso, metade das vagas será preenchida por artistas e grupos do interior do estado em Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Cinema.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 31 de julho. As matrículas das pessoas aprovadas e o LabX, primeira atividade letiva da edição, serão realizadas no período de 5 a 8 de agosto de 2025.
CRONOGRAMA DA 13ª EDIÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
- Período para recursos da 1ª Etapa: 07/06 a 08/06/2025
- Resultado da 1ª Etapa (após recursos): 09/06/2025
- 2ª Etapa – Avaliação Técnica: 09/06 a 10/07/2025
- Resultado preliminar da 2ª Etapa: 11/07/2025
- Período para recursos da 2ª Etapa: 12/07 a 13/07/2025
- Resultado da 2ª Etapa (após recursos): 15/07/2025
- Agendamento das entrevistas da 3ª Etapa: 16/07 a 20/07/2025
- 3ª Etapa – Avaliação Final: 21/07 a 25/07/2025
- Resultado preliminar da 3ª Etapa: 28/07/2025
- Período para recursos da 3ª Etapa: 29/07 a 30/07/2025
- Resultado Final do Processo Seletivo: 31/07/2025
- Matrícula dos(das) selecionados(as) e LABX – Início das atividades: 05/08 a 08/08/2025
DÚVIDAS
Em caso de dúvidas, as pessoas interessadas devem entrar em contato com as respectivas coordenações dos Laboratórios de Criação por e-mail:
- Laboratório de Artes Visuais: labartesvisuais.portoiracema@idm.org.br
- Laboratório CENA 15 (Laboratório de Cinema): cena15.portoiracema@idm.org.br
- Laboratório de Dança: labdanca.portoiracema@idm.org.br
- Laboratório de Música: labmusica.portoiracema@idm.org.br
- Laboratório de Teatro: labteatro.portoiracema@idm.org.br
SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens – Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas, que devem partir de artistas com trajetórias prévias. Os artistas recebem orientação de tutores, que conduzem a qualificação dos projetos com orientações individuais, oficinas, palestras e aulas abertas pelo período de sete meses.
Durante os Laboratórios, os artistas selecionados recebem uma ajuda de custo mensal como incentivo ao desenvolvimento de seus projetos.
SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há quase dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Supervisão e Edição: Carol Danziger (jornalista) | Publicado em 06 de junho de 2025