Escola de Formação e Criação do Ceará

Premio-Amarracoes-Esteticas-22_capas-site (1)

Porto Iracema das Artes divulga resultado final do Prêmio Amarrações Estéticas

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — DIVULGA O RESULTADO FINAL DO PRÊMIO AMARRAÇÕES ESTÉTICAS, destinado a artistas e projetos de diferentes linguagens selecionados na 10ª edição dos Laboratórios de Criação. As pessoas do projeto selecionado devem aguardar contato da secretaria da Porto Iracema com os encaminhamentos para a assinatura do contrato que devem ocorrer entre os dias 30 de janeiro e 13 de fevereiro. A previsão do pagamento do prêmio é março de 2023.

>>> CONFIRA O RESULTADO FINAL DO PRÊMIO AMARRAÇÕES ESTÉTICAS

O Prêmio Amarrações Estéticas é uma ação de estímulo aos processos de criação em artes e busca fortalecer as trocas transdisciplinares a partir dos atos criativos, dos encontros e diálogos construídos entre projetos selecionados na 10ª edição dos Laboratórios de Criação. A iniciativa favorece as dimensões do fazer e inventar, conforme prevê o projeto pedagógico institucional da Escola, e dá ênfase à confluência de interesses considerando as afinidades manifestas nas pesquisas selecionadas.

O Prêmio está inserido no Programa Amarrações Estéticas, que integra a estrutura curricular dos Laboratórios de Criação, e que se coloca na perspectiva de consolidar os atos criativos, a partir das inter-relações das poéticas, num convite aos encontros e partilhas.

No vocabulário náutico, que inspira a Porto Iracema das Artes, amarração é o ato de consolidar a atracação das navegações e dar firmeza aos nós nas redes de pesca.

O objetivo do prêmio é incrementar a esfera da criação em artes, selecionando e apoiando financeiramente – com o valor de R$ 30.000,00 – o aprofundamento da expansão do encontro de duas ou mais pesquisas que devem ser fruto de construção e diálogo entre projetos de diferentes linguagens selecionados na 10ª edição dos Laboratórios de Criação.

>>> CONFIRA O EDITAL DA CONVOCATÓRIA

SOBRE O PRÊMIO AMARRAÇÕES ESTÉTICAS

O Prêmio Amarrações Estéticas é uma ação de estímulo aos processos de criação em artes e busca fortalecer as trocas transdisciplinares a partir dos atos criativos, dos encontros e diálogos construídos entre projetos selecionados na 10ª edição dos Laboratórios de Criação. A iniciativa favorece as dimensões do fazer e iventar, conforme prevê o projeto pedagógico institucional da Escola, e dá ênfase à confluência de interesses considerando as afinidades manifestas nas pesquisas selecionadas. O Prêmio está inserido no Programa Amarrações Estéticas, que integra a estrutura curricular dos Laboratórios de Criação, e que se coloca na perspectiva de consolidar os atos criativos, a partir das inter-relações das poéticas, num convite aos encontros e partilhas. No vocabulário náutico, que inspira a Porto Iracema das Artes, amarração é o ato de consolidar a atracação das navegações e dar firmeza aos nós nas redes de pesca.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes divulga resultado final do Prêmio Amarrações Estéticas
Prazo para que a secretaria da Escola entre em contato para envio de documentação e assinatura do contrato: 30/01 a 13/02
Previsão de pagamento: março de 2023