Escola de Formação e Criação do Ceará

transfabulacoes-capa-site

Porto Iracema das Artes divulga resultado final da seleção para o percurso Transfabulações

portoiracemadasartes.org.br escola porto iracema das artes lanca percurso inedito de escrita literaria transfabulacoes capa site

Ao todo, foram oferecidas 30 vagas. Tivemos, no total, 258 inscrições. A formação é uma experiência ampliada da oficina “Fábulas de Janeiro”, realizada tradicionalmente no começo do ano letivo, e conta com escritores renomados da literatura contemporânea brasileira.

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — divulga nesta sexta-feira, 15, o resultado final da seleção para percurso inédito de escrita literária ”Transfabulações”. 

Ao todo, foram oferecidas 30 vagas. Tivemos, no total, 258 inscrições. A formação é uma experiência ampliada da oficina “Fábulas de Janeiro”, realizada tradicionalmente no começo do ano letivo, e conta com escritores renomados da literatura contemporânea brasileira.

Sobre a matrícula

As matrículas serão realizadas de forma virtual, pela plataforma Moodle. Cada pessoa selecionada receberá, no e-mail cadastrado, um link com as orientações para acesso e realização da matrícula.

Na própria plataforma, será possível anexar os documentos exigidos para a matrícula: cópias de RG ou outro documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade. Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria da Escola pelo e-mail: secretariaescolar.portoiracema@idm.org.br.

Sobre o Transfabulações – experiências ficcionais

O percurso, totalmente online, tem início no dia 18 de outubro e finaliza em 21 de janeiro de 2022. As aulas serão ministradas sempre de 18h às 21h, de segunda a sexta.

O curso é destinado a residentes no Estado do Ceará, sendo 50% das vagas para moradores de municípios do interior do estado, incluindo Região Metropolitana, à exceção da capital. Reserva-se 50% do total de vagas para  pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros.

>> Confira a lista de pessoas selecionadas, por ordem alfabética:

Alessandra Josyanne Jarreta

Aline Silva Nobre

Antônio Marcos da Silva Sá

Anna Karine de Menezes Lima

Carla Miriã Alves Teixeira

Carliane de Menezes

Cintia da Silva Martins

Domingos Sávio Mariano Filho

Ewa Niara Rodrigues Correia

Ezequiel Pereira de Sales

Felipe Matheus Silva Alencar

Francisco Conrado de Lima Alves

Giovana Campelo

Hortência Siebra Silva

Jair Barbosa Costa Araújo

Jinnye Altamira de Paiva Melo

Lara Denise Oliveira Silva

Luiz Izaac dos Santos Ribeiro

Mara Beatriz Mendes Magalhães

Maria Bruna de Andrade

Marcus de Moura Sales.

Michel Miron de Melo

Rafael Carneiro Brasileiro

Richely Pereira da Silva

Victor Silva Morais Furtado

Wagner Maycron Ventura

Wesley Magalhães Viana

Yago Barbosa Farias

Yandra Rebouças Lobo

Yuri Marrocos 


SUPLENTES

Sidnei Maia

Beatriz de Araújo Gurgel

Ethel de Paula Gouveia

Monique Cordeiro Martins

Camila Maria Grazielle Freitas

Rayssa Miranda Guedes

Zila Tavares

Demitri Túlio Araújo

Ailton Costa Maranhão Silva

Thiago Gerôncio Gomes

Experiências ficcionais

Com curadoria do escritor Joca Terron, “Transfabulações – experiências ficcionais” propõe um trajeto formativo de 135 horas-aula com um quadro diverso de escritores contemporâneos, com inserção em gêneros como poesia, romance, teatro, biografia e jornalismo. Segundo Joca, o percurso irá trabalhar formas breves e fragmentadas de escrita, sem se prender aos gêneros literários tradicionais. “Transfabulações irá experimentar formas mestiças e livres que invistam numa estratégia da língua,  influenciada pelo pajubá, por James Joyce e tantos outros”, diz o escritor.

Entre os autores confirmados para ministrar o percurso estão Ronaldo Correia de Brito, Paulo Scott, Amara Moira e Stephanie Borges. A ideia é explorar as relações que os diferentes gêneros literários podem desenvolver. A partir da fórmula “dramaturgia + poesia + conto + romance = transfabulações ficcionais”, serão discutidas experiências com a língua brasileira e transfusões de gêneros literários. Concebido numa perspectiva de continuidade e de pluralidade, o Programa trará novas propostas e curadorias, ampliando o espaço de formação em escrita literária na escola.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes divulga resultado final da seleção do percurso Transfabulações

Quando: Início no dia 18 de outubro e finaliza em 21 de janeiro de 2022. As aulas serão ministradas sempre de 18h às 21h, de segunda a sexta.

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Feitosa (estagiária) | Supervisão: Pâmela Soares (jornalista) | Publicado em 16/10/2021.