Escola de Formação e Criação do Ceará

IsisMedeiros-5 (1)

Porto Iracema das Artes divulga resultado final da seleção para curso de Fotografia Digital

portoiracemadasartes.org.br escola porto iracema das artes abre 150 vagas para jovens de todo o ceara em cursos virtuais de fotografia desenho pintura audiovisual e teatro anoatualizado

Foram ofertadas 25 vagas, mas quatro pessoas a mais foram incluídas na seleção. A acolhida da turma ocorrerá no primeiro dia de aula do Navegações Estéticas, dia 16

A Escola Porto Iracema das Artes divulga nesta quarta-feira, 11 de agosto, a lista de pessoas selecionadas para o percurso de Fotografia Digital, ofertado na edição 2021 do Programa de Formação Básica. Ao todo, foram oferecidas 25 vagas, mas ao final da seleção quatro pessoas a mais foram aprovadas. As aulas ocorrem de 16 de agosto a 17 de novembro, de forma totalmente virtual, às segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h.

O processo seletivo deste ano teve recorde de inscrições com total de 1.109 candidatas/os/es. Somente para o Percurso de Fotografia Digital foram 376 pessoas inscritas.

>>> Confira AQUI a lista de pessoas selecionadas, por ordem alfabética.

No percurso de Fotografia Digital, partindo das imagens que cercam a vida e o cotidiano, serão apresentadas noções básicas de fotografia, dando ênfase aos elementos da linguagem visual e aos aspectos históricos, éticos e estéticos. Com uso do telefone celular e a partir de outras experimentações, os participantes poderão produzir seus próprios retratos, autorretratos e narrativas visuais.

O percurso é dividido em 5 módulos:

> Navegações Estéticas, com Isis Medeiros e Márcia Charnizon;
> Fotografia Básica, com Tamara Lopes;
> Narrativas Visuais, com Marília Oliveira;
> Fotografia e áreas de atuação, com artistas, coletivos, profissionais da fotografia em diferentes áreas;
> Fotografia e edição, com Fernanda Siebra.

SOBRE A MATRÍCULA

Assim como as inscrições para a seleção, as matrículas serão realizadas de forma virtual, pela plataforma Moodle. Cada pessoa selecionada receberá, no e-mail cadastrado, um link com as orientações para a matrícula. O acesso será com o mesmo login e senha criados no ato da inscrição.

Na própria plataforma, será possível anexar os documentos exigidos para a matrícula: cópias de RG ou outro documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade. Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria da Escola pelo e-mail: secretariaescolar.portoiracema@idm.org.br.

SOBRE A EDIÇÃO 2021

Os percursos do Programa de Formação Básica da Porto Iracema acontecem de forma completamente remota este ano, devido à pandemia de Covid-19. O processo consistiu em duas etapas, sendo a última composta por entrevistas classificatórias, realizadas também de forma online, com selecionados/as/es na etapa anterior. O próximo passo é efetuar a matrícula na Escola.

As aulas acontecerão de agosto a dezembro deste ano, virtuais e síncronas. É a primeira vez que a Porto Iracema investe no formato, o que propiciou inscrições de jovens de todo o Ceará. Também este ano 50% das vagas foram destinadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes divulga resultado final da seleção para curso de Fotografia Digital
Quando: Aulas de 16 de agosto a 17 de novembro, de forma totalmente virtual, às segundas, quartas e sextas , das 9h às 12h
Documentação para matrícula online: cópias de RG ou outro documento de identificação com foto, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência.

 

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Feitosa (estagiária) | Supervisão: Raphaelle Batista (jornalista) | Publicado em 11/08/2021.