Escola de Formação e Criação do Ceará

foto_carolrodrigues

Porto Iracema das Artes divulga pessoas selecionadas para Oficina “Piloto de Série”, com Carol Rodrigues

Atividade ocorre de forma remota, via Zoom

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — divulga lista de pessoas selecionadas para a Oficina “Piloto de Série”, com a diretora e roteirista Carol Rodrigues. A atividade ocorre de forma virtual nos dias 17, 18 e 19 de janeiro.

>>> PESSOAS SELECIONADAS PARA A OFICINA:

Allyson Levy Pinheiro Ávila
Ana Clara Sousa Ferreira
Andre Araujo Rodrigues
Antônio Leão de Souza Neto
Antonio Lourran Tavares Silva
Antonio Marcos da Silva Sá
Bruno Loba
Camila Chaves Ferreira
Camila Cordeiro Ribeiro
Dinorá Melo Ximenes Martins
Elvis Alves
Émerson Maranhão
Gabriel José Batista Lima
Helena Cavalcante
Isaac de Marathaoan Ramos de Toledo e Castelo Branco
Jeferson Henrique Sales de Lima
João Paulo Oliveira de Castro
José Aparecido Sousa Santos
José Osmar da Silveira Neto
Kayry
Larissa Karla Estevam da Silva
Maria Jose Alves de Castro
Nadine Ribeiro Lacerda
Rayanderson Freitas Pereira Lima
Roberta Filizola Custódio Barroso
Sofia Carlos de Castro
Sunslly Marques Israel
Victor Costa Lopes
Victor Emanuel Rodrigues Borges
Yan Rego

A oficina tem a proposta de, por meio da análise dos pilotos de séries como “Friends”, “Fleabag”, “Barry, The Bear”, analisar as definições dos elementos que compõem uma série e quais são as ferramentas que podem ser utilizadas para materializá-los no piloto do seu projeto. Por definição, o piloto de uma série é uma espécie de protótipo onde são testados os aspectos criativos e técnicos, antes de sua produção ser aprovada. Um microcosmo do conceito da história, com a apresentação dos personagens principais e seus arcos narrativos, do tema, do universo, do gênero, do tom, da estrutura, do ritmo e do motor que impulsiona as tramas.

As vagas para a oficina “Piloto de Série” se destinam exclusivamente a pessoas residentes no Ceará e maiores de 18 anos. O processo seletivo se dará a partir da avaliação do formulário de inscrição. Serão analisados: a consonância dos interesses pessoais com os interesses do curso; a coerência das ideias expressas no preenchimento do formulário; o interesse em atuar na área de roteiro; e as experiências anteriores: cursos e trabalhos na área do audiovisual, em especial na escrita de roteiro.

Esta seleção está inserida no contexto de ações afirmativas da Porto Iracema das Artes e reservará, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, não binárias, travestis, transexuais, transgêneros e pessoas com deficiência. Caso as vagas para Políticas de Ações Afirmativas não sejam preenchidas, as vagas remanescentes serão revertidas para a Ampla Concorrência.

SOBRE CAROL RODRIGUES

Carol Rodrigues é roteirista e diretora. Participou da equipe de roteiristas das duas primeiras temporadas de “Escola de Gênios” (Globo), das 3a e 4a temporadas de “3%” (Netflix), da 2a temporada de Pico da Neblina (HBO) dentre outros projetos. Também foi consultora de projetos de séries e longas-metragens em diversas produtoras brasileiras. Em 2020, foi indicada como “Roteirista do Ano” para o Prêmio ABRA. Nos dois últimos anos, trabalhou como executiva criativa de séries de ficção e filmes na Amazon Studios Brasil. Liderou projetos como a série “Lov3” e a 2a temporada de “Manhãs de Setembro”. Enquanto diretora e roteirista, realizou três curtas metragens premiados e se prepara para dirigir seu primeiro longa-metragem em 2023. Além disso, Carol também foi tutora do Colaboratório da Netflix em 2020, do Prêmio Cabíria em 2019, do LAB Negras Narrativas da Apan em 2017 e 2021 e do Frapa em 2022. Ministrou cursos, oficinas e palestras em diferentes instituições como o Instituto Querô (SP), a Vila das Artes (CE), projeto Empoderadas (SP), o SESC (SP/RJ) e a Ohio State University nos Estados Unidos. É formada em Audiovisual pela USP e em Ciências Sociais pela Unicamp.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes divulga pessoas selecionadas para a Oficina “Piloto de Série”, com Carol Rodrigues
Quando: 17, 18 e 19 de janeiro, de 9h às 12h
Onde: Sala Virtual na Plataforma Zoom
Vagas: 25 vagas

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Beatriz Acioli (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 14 de janeiro de 2022