Porto Iracema das Artes divulga lista final de pessoas aprovadas para Percurso de Teatro

Ao todo, foram 150 pessoas inscritas para esta formação. Todo o percurso será virtual, devido à pandemia de Covid-19. Primeira aula já acontece amanhã (4)

A Escola Porto Iracema das Artes divulga nesta quarta-feira, 4 de agosto, o resultado final do processo seletivo para o Percurso de Teatro 2021. Nesta edição, recebemos 150 inscrições para as 25 vagas ofertadas nos Cursos Básicos de Artes Cênicas.

>>> Confira AQUI os nomes das pessoas selecionadas, por ordem alfabética. 

Este ano, o percurso traz uma perspectiva decolonial, que amplia referências culturais, artísticas e conceituais brasileiras e latino-americanas como Teatro Experimental do Negro, Teatro do Oprimido e o Teatro Popular. A ideia é traçar um trajeto formativo articulado a partir de três dispositivos: A Casa – poética do particular, do eu – o lugar onde é possível sonhar e construir narrativas a partir de quem se é; A Rua – poética da comunidade – onde se constrói laços, relações de vizinhança, pertencimento; A Cidade – poética dos “corres” – espaço do compartilhamento de saberes em/com o coletivo em sentido ampliado, de construção de redes.

O primeiro módulo, que terá como professora a colombiana Maria Fernanda Sarmiento, inicia ainda nesta quarta-feira (4), a partir das 17h. Confira mais informações sobre o percurso e conheça a equipe de professores AQUI.

MATRÍCULA

Assim como as inscrições para a seleção, as matrículas serão realizadas de forma virtual, pela plataforma Moodle. Cada pessoa selecionada receberá, no e-mail cadastrado, um link com as orientações para a matrícula. O acesso será com o mesmo login e senha criados no ato da inscrição.

Na própria plataforma, será possível anexar os documentos exigidos para a matrícula: cópias de RG ou outro documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade. Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria da Escola pelo e-mail:  secretariaescolar.portoiracema@idm.org.br.

SOBRE A EDIÇÃO 2021

Os percursos do Programa de Formação Básica da Porto Iracema acontecem de forma completamente remota este ano, devido à pandemia de Covid-19. A seleção, ao todo, contou com 1.109 pessoas inscritas. O processo consistiu em duas etapas, sendo a última composta por entrevistas classificatórias, realizadas também de forma online, com selecionados/as/es na etapa anterior. O próximo passo é efetuar a matrícula na Escola.

As aulas acontecerão de agosto a dezembro deste ano, virtuais e síncronas. É a primeira vez que a Porto Iracema investe no formato, o que propiciou inscrições de jovens de todo o Ceará. Também este ano 50% das vagas foram destinadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros.

Devido ao grande número de inscritos, houve um ajuste no calendário das entrevistas, influenciando as datas de divulgação dos resultados finais. Confira, abaixo, os próximos:

Audiovisual e Desenho e Pintura: 05/08
Fotografia Digital: 06/08

Sobre a Escola 

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes divulga lista final de pessoas aprovadas para Percurso de Teatro
Quando: Matrículas na plataforma de inscrição
Documentação: cópias de RG ou outro documento de identificação com foto, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Feitosa (estagiária) | Supervisão e edição: Raphaelle Batista (jornalista) | Publicado em: 04/08/2021.