Porto Iracema das Artes divulga comissão de avaliação do Laboratório de Música Porto Vila Cariri

O grupo avalia os projetos aprovados na 1ª etapa a partir de critérios como consistência da proposta, articulação das ideias, viabilidade de realização do projeto e trajetória artística

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — em parceria com a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, divulga a comissão de avaliação do Laboratório de Música Porto Vila Cariri. O grupo atua na segunda e na terceira fases do processo seletivo do Laboratório, a de Avaliação Técnica dos projetos e a Avaliação Final, que prevê entrevistas e as audições.

A comissão, indicada pela Escola em parceria com a Vila da Música, é formada por especialistas da linguagem artística e avalia os projetos aprovados na primeira etapa a partir de critérios como consistência da proposta, articulação das ideias, viabilidade de realização do projeto e trajetória artística. Nesta primeira edição, a avaliação ocorre entre os dias 12 de maio e 03 de junho. O resultado preliminar desta 2ª Etapa será divulgado em 04 de junho.

A 3ª Etapa do processo seletivo, a Avaliação Final, inicia com o agendamento das entrevistas da comissão avaliadora com os proponentes aprovados na segunda fase. Esse momento ocorre nos dias 09 e 10 de junho. As entrevistas serão realizadas pela comissão de avaliação nos dias 11 e 12 de junho de modo presencial na Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira.

O resultado final da seleção será conhecido no dia 15 de junho. Em virtude da prorrogação do prazo de inscrições, outras datas importantes foram alteradas.

Confira o novo cronograma completo AQUI.

A comissão de avaliação convidada pela coordenação do Laboratório de Música da Porto Iracema das Artes inicia os trabalhos em maio, seguindo até o mês de junho. Ela se debruça sobre as proposições das pessoas selecionadas.

A coordenadora do Laboratório de Música da Porto Iracema das Artes, Mona Gadelha, explica que “a comissão tem a missão desafiadora de analisar os projetos, que demonstram a pluralidade de propostas musicais, assim como a adesão contagiante de mais de 50 inscrições ao proeminente Laboratório de Música Porto Vila Cariri”.

Confira abaixo quem são as pessoas componentes da comissão avaliadora do Laboratório de Música Porto Vila Cariri:

ALESSANDRA LEÃO

Compositora, cantora, percussionista, produtora, professora e curadora, nascida em Pernambuco. Foi uma das integrantes/fundadoras da banda Comadre Fulorzinha. Tem 8 discos lançados pelo selo Garganta Records, do qual é sócia com o músico e produtor Caçapa: CDs “Brinquedo de Tambor” (2006), ”Folia de Santo” (2008), “Dois Cordões” (2009), “Guerreiras – Trilha Sonora Original” (2010); a trilogia “Língua”: composta pelos EPs “Pedra de Sal” (2014), “Aço” (2015) e “Língua” (2015) – Indicado ao Prêmio da Música Brasileira – 2016. E em 2019, o CD-Livro “Macumbas e Catimbós”, indicado ao Grammy Latino. Diretora artística, curadora, apresentadora e co-diretora (junto com Vânia Medeiros, Caçapa e Luan Cardoso) da websérie ACESA, com mestras, mestres, músicos e líderes religiosos ligados às tradições da Jurema, Umbanda, Candomblé, Coco, Ciranda e Maracatu de Baque Solto (2020). Ministra aulas regulares de ilu (tambor usado nos terreiros de Xangô e Jurema em Pernambuco), para iniciantes e para profissionais desde 2016.

HELOÍSA FERNANDES

Pianista, compositora e arranjadora, possui quatro álbuns autorais, gravou ao lado de parceiros como Naná Vasconcelos e Zeca Assumpção. Heloísa Fernandes vem sendo descrita pela crítica como “lírica e luminosa, além de categorizações’’ (Tim Page, The Post and Courier, Charleston, USA).Com um repertório centrado em sublimes interpretações e criações instrumentais, foi uma das cinco finalistas premiadas no Prêmio Visa de Música Brasileira; tornou-se conhecida no Brasil e exterior consolidando sua carreira profissional através da pesquisa da cultura popular, que abastece suas composições como fonte catalisadora e inspiradora. Realiza concertos no Brasil e exterior.

WAGNER CAMPOS

Compositor, pesquisador, arranjador e musicista especializado em instrumentos antigos e tradicionais de cordas dedilhadas, cursou bacharelado em Regência na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e especializou-se em produção musical na Universidade Estácio de Sá. Autor de composições para formações diversas, atua também como diretor e produtor musical em projetos de gravação de áudio e vídeo, nos segmentos da música escrita e de tradição oral do Brasil, bem como em produções teatrais, televisivas e cinematográficas. Em pesquisa musical desenvolve estudos, recolhas e registros musicológicos sonoros e escritos de manifestações musicais do povo. É autor de artigos sobre a música brasileira e realiza conferências, palestras e seminários sobre o tema. De 1986 a 2016 foi Técnico de Música do SESC Nacional e de 2008 a 2016 coordenou o Núcleo de Produção Audiovisual daquela Instituição, realizando projetos editoriais e de áudio e vídeo em música, arte e cultura.

SOBRE A VILA DA MÚSICA MONSENHOR ÁGIO AUGUSTO MOREIRA

A Vila da Música, primeiro equipamento cultural de competência do Estado no Interior, é fruto da parceria do Governo do Ceará – através da Secretaria da Cultura – com a tradicional escola de música Sociedade Lírica de Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970. A Vila da Música é um equipamento cultural gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) voltado para a formação e fruição cultural.

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes divulga comissão de avaliação do Laboratório de Música Porto Vila Cariri
Confira o cronograma completo do processo seletivo AQUI

 

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Marina Solon (jornalista) | Publicado em 11 de maio de 2022