Porto Iracema das Artes apresenta mostra de coreografias do projeto MOVA-SE

As apresentações ocorrem no dia 29 de abril, às 19h, em diferentes espaços da Escola e do Porto Dragão

O Curso Técnico em Dança (CTD) da Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza nesta sexta-feira, 29 de abril, o MOVA-SE, evento no qual alunos do CTD mostrarão as suas composições e criações de maneira livre. As apresentações ocorrem em diferentes espaços da Escola e do Porto Dragão às 19h.

Com o formato de pequenas cenas de curta duração, feitas em até oito minutos, os estudantes estarão em espaços como as escadas do Porto Dragão, a entrada da Porto Iracema das Artes, o pátio da Escola, além de outros ambientes.

A atual edição do MOVA-SE vem sendo criada e produzida pela turma 7 do Curso Técnico em Dança, com assessoria da diretora, dramaturgista e coreógrafa cearense Andreia Pires. O projeto também está inserido na programação do Seminário de Dança e Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o qual a Escola tem parceria.

A coordenadora do CTD, Bilica Léo, explica que “O Mova-se é um momento importante, dentro da esfera formativa em dança do Curso Técnico, onde os próprios alunos escolhem o percurso criativo que querem explorar nesta performance com o entorno.”

O Curso Técnico em Dança foi criado em 2005, com o foco no intérprete-criador interessado na profissionalização em dança. A grade curricular abrange disciplinas teóricas e práticas, como Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Elementos da Música e Composição Coreográfica. O curso possui carga horária de 1.316 horas, distribuídas em dois anos de formação.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: MOVA-SE realiza apresentações de dança

Quando: sexta-feira, 29 de abril, às 19h

Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, -Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Alessandro Fernandes (estagiário) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista)| Publicado em 25 de abril de 2022