Escola de Formação e Criação do Ceará

cb-teatro-modelu-5-livre-inscricoes-abertas-capa-site

Porto Iracema das Artes abre inscrições para último módulo do Percurso Básico de Teatro

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes abre inscricoes para ultimo modulo do percurso basico de teatro cb teatro modelu 5 livre inscricoes abertas capa site
A formação é gratuita e acontece de forma remota de 03 a 22 de novembro

Estão abertas, de 27 a 29 de Outubro, as inscrições para o quinto módulo do Percurso Básico de Teatro da Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). As aulas serão online, no período de 3 a 22 de novembro. Sempre às segundas, quartas e sextas, de 14h às 17h. Estão sendo ofertadas 15 vagas, com inscrições gratuitas, que podem ser realizadas através do formulário eletrônico. Interessades podem se inscrever AQUI.

Para concorrer a uma vaga, basta ter entre 16 e 29 anos e residir no Ceará. Serão destinadas 50% das vagas para estudantes ou egressos da rede pública de ensino, autodeclarades pretas, pardas ou indígenas, pessoas com deficiência, travestis ou transsexuais. O resultado da seleção será divulgado na próxima segunda-feira, 01 de novembro.

O módulo marca o fechamento do Ciclo 2021 do Percurso Básico de Teatro e o foco será a partilha entre grupos e coletivos artísticos. As aulas serão guiadas pelo Coletivo Yabás (Fortaleza-CE), Coletivo Miúdo de Teatro (Caucaia-CE) e Maria Morena Produções Artísticas (Juazeiro do Norte-CE). “A vivência nesse módulo, especificamente, está voltada para que es alunes entrem em contato com grupos e coletivos artísticos que vivenciam diariamente as dificuldades de permanecer e existir com seus trabalhos na cena artística cearense. Há no módulo também a possibilidade de ampliação de olhares para a montagem de seus próprios trabalhos e/ou criação e manutenção de seus próprios grupos e coletivos”, compartilha Maíra Abreu, coordenadora dos Cursos Básicos de Artes Cênicas.

SOBRE O MÓDULO “PARTILHA COM GRUPOS E COLETIVOS ARTÍSTICOS”

O módulo propõe a construção de um espaço de partilha de saberes entre estudantes e coletivos ou grupos artísticos que vivenciam em suas práticas seus territórios. Objetivando o compartilhamento de estratégias para a manutenção e sobrevivência de seus trabalhos, assim como os desafios em suas produções artístico-culturais, desde a busca por um espaço de ensaio ou criação de uma sede, até a publicização de seus trabalhos.

SOBRE O PERCURSO BÁSICO DE TEATRO

Numa perspectiva decolonial, que amplia referências culturais, artísticas e conceituais brasileiras e latino-americanas como Teatro Experimental do Negro, Teatro do Oprimido e o Teatro Popular, o percurso propõe um trajeto formativo articulado a partir de três dispositivos: A Casa – poética do particular, do eu – o lugar onde é possível sonhar e construir narrativas a partir de quem se é; A Rua – poética da comunidade – onde se constrói laços, relações de vizinhança, pertencimento; A Cidade – poética dos “corres” – espaço do compartilhamento de saberes em/com o coletivo em sentido ampliado, de construção de redes. Esse trajeto convida as/os/es participantes a discutir e experimentar a criação teatral em estreita relação com o lugar onde se vive: o território.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes abre inscrições para último módulo do Percurso Básico de Teatro

Inscrições: 27 a 29 de Outubro de 2021. Acesse AQUI.

Aulas: 3 a 22 de novembro / Segundas, quartas e sextas – 14h às 17h

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Giselly Correa Barata (estagiária), com supervisão de Pâmela Soares (jornalista) | Publicado em 27/10/2021.