Escola de Formação e Criação do Ceará

Corpos_Danças - Luiz Renato 3

Porto Iracema das Artes abre inscrições para oficina virtual com projeto do Laboratório de Dança

lab teatro 21 oficina corpos dancas desfronteirizades capa site

As aulas acontecem nos dias 13, 14 e 15 de abril, com inscrição prévia através de um formulário. A oficina é realizada pelo projeto Corpos/Danças (des)fronteirizades, desenvolvido no Lab Dança da Escola

Vivemos um período de transição, tempos que nos solicitam outros modos de ser e estar no mundo. Corpos atentos, porosos, sensíveis, multifacetados e que estejam disponíveis para repensar as fronteiras que muitas vezes estão impregnadas não só nas nossas peles, mas também nas nossas danças. Romper as fronteiras do mover/pensar também são micropolíticas de enfrentamento.

Pensando nisso, o Laboratório de Dança do Porto Iracema das Artes realiza nos dias 13, 14 e 15 de abril uma oficina virtual com artistas de Juazeiro do Norte para bailarines, atores e pessoas interessadas em práticas corporais. A formação é uma ação do projeto Corpos/Danças (des)fronteirizades, em desenvolvimento na atual edição do Lab.

A oficina será ministrada por Alysson Amancio, Luiz Renato e Kelyenne Maia, de 9h às 11h, na plataforma Zoom. Somente pessoas com mais de 14 anos podem participar. As inscrições ocorrem de 09 a 12 de abril por meio do formulário disponível AQUI.

De acordo com Alysson, responsável por mediar a oficina no primeiro dia, desde seu início, em novembro de 2020, o projeto vem trabalhando as várias possibilidades corporais no Teatro e outras temáticas como presença cênica, energia no palco, respiração corporal, improvisação em dança e jogos teatrais. São essas discussões que a equipe deve levar para a oficina, ”tentando, de algum modo, romper fronteiras e zonas de conforto”, como coloca Alysson. ”Como que a gente pode conseguir outros corpos, outras vozes, outro jeito de se mover, outro jeito de estar em cena?”, indaga o bailarino e coreógrafo.

O processo prevê experimentos de educação somática, dança contemporânea, improvisação, o diálogo entre corpo e visualidade em processos criativos na perspectiva de proporcionar aos participantes uma ampliação de seu repertório artístico e seu processo de criação.

No dia 13, Alysson ministra a oficina falando sobre movimento e criação. No dia 14, é a vez de Kelyenne Maia mediar a formação. Ela irá abordar questões de treinamento corporal. Já no dia 15 de abril, Luiz Renato fecha a oficina trazendo debates sobre elementos visuais do espetáculo.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes abre inscrições para oficina virtual com projeto do Laboratório de Dança
Quando: 13, 14 e 15 de abril, de 9h às 11h, na plataforma Zoom.
Com Alysson Amancio, Luiz Renato e Kelyenne Maia
Gratuito

Faixa etária: 14 anos acima
Público alvo: bailarinos, atores, pessoas interessadas em práticas corporais.
Inscrições: do dia 09 a 12 de abril, AQUI.

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Feitosa (estagiária) | Supervisão: Raphaelle Batista | Publicado em 06/04/2021.