Escola de Formação e Criação do Ceará

eu standar

Oficina “Estruturas Narrativas: Como armar um roteiro?” com Camila Agustini

estrutura_camilaugustini-18

 

Através do Laboratório de Audiovisual, a escola Porto Iracema das Artes abre inscrições para a oficina “Estruturas Narrativas: Como Armar um Roteiro?”, com a roteirista Camila Agustini. As inscrições ficam abertas até o dia 28 de julho e podem ser realizadas através do formulário no site da escola que está disponibilizando 30 vagas para quem deseja participar. O período de duração da oficina é de 01 a 05 de agosto, de 9h às 12h (intervalo para almoço) e das 14h às 18h.

Unindo a teoria à prática, a oficina vai abordar as principais técnicas para o desenvolvimento de um roteiro cinematográfico, desde a ideia inicial até a definição da estrutura narrativa mais adequada a cada projeto, possibilitando assim que os alunos estejam aptos a contarem as histórias que desejam. Ao longo dos dias, serão apresentados conceitos básicos da escrita dramatúrgica: desenvolvimento de conflito, definição de trama e subtrama, progressão narrativa, focalização e elementos estruturais como definição de atos, pontos de virada e clímax, além do processo de definição e escritura da escaleta. A oficina não se limitará à narrativa tradicional e abordará também modelos ditos não clássicos e tendências inovadoras, para que os alunos tenham à sua disposição diferentes possibilidades narrativas.

A oficina tem como objetivos fornecer ferramentas e técnicas para o desenvolvimento de histórias audiovisuais, mostrar as possibilidades de construção de uma história, apresentar elementos para que os futuros roteiristas saibam qualificar e dosar a informação a ser dada durante a escritura dos roteiros, fornecer parâmetros para avaliação de roteiros audiovisuais, fornecer subsídios e promover a reflexão sobre as diferentes formas de se contar uma história.

Camila Agustini é roteirista graduada pela EICTV (Cuba). Atualmente trabalha no desenvolvimento de projetos transmídia da TV Globo onde atua na produção de webséries originais (como A Lei de Murphy) e de conteúdo transmídia derivado das novelas e séries veiculados pelo canal (Causos de Zé Coveiro, Dupla Indetidade.doc, 7 Vidas – casos reais etc). Na TV Globo, ela também atuou no desenvolvimento da série Felizes Para Sempre? e Malhação – Casa Cheia. Paralelamente, ela desenvolve dois projetos de série para TV com recursos do FSA: “25 Maneiras de Parar de Fumar” (comédia da Perigo Filmes) e “A Jaula” (policial da Asacine). Ela também atua como scriptdoctor para o desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil e no exterior colaborando com diversas produtoras independentes. Camila também foi uma das 100 escolhidas no mundo para compor o grupo que desenvolve o Sherlock Holmes & the Internet of Things, projeto da Columbia University Digital Storytelling Lab que explora novas formas e funções narrativas.

SERVIÇO:

Inscrições: 25 a 28 de julho

Vagas:30

Período da oficina: 01 a 05 de agosto

Horário: 14h às 18h