Escola de Formação e Criação do Ceará

Aldrey Rocha_K'Os Coletivo

Porto Iracema das Artes abre inscrições para a Oficina “Criação de Cenas Cômicas”, com K’Os Coletivo

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes abre inscricoes para a oficina criacao de cenas comicas com kos coletivo aldrey rocha kos coletivo

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — abre inscrições para a Oficina “Criação de Cenas Cômicas”, com K’Os Coletivo. A atividade ocorre entre os dias 24 e 28 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, na Sala de Teatro da Escola. Serão ofertadas 25 vagas. As inscrições estão abertas até dia 21 de abril. Pessoas interessadas podem preencher o formulário clicando AQUI.

A Oficina Criação de Cenas Cômicas tem o objetivo de possibilitar aos participantes criar cenas curtas ou recriar textos/cenas já construídos previamente por eles. Será dividido em quatro etapas, que trabalharão com aspectos e temas pertinentes a atuação e a desenvoltura na cena cômica do participante. Serão abordados temas tais como: criação de personagem e sua comicidade; criação de cenas, quadros ou números cômicos; criação, experimentação e fruição de novos textos; e experimentos de cena orientadas.

A coordenadora dos Cursos Básicos em Artes Cênicas, Maira Abreu Rocha, detalha a parceria. “Gostaria de ressaltar a importância dessas parcerias com grupos e coletivos para o fortalecimento da cena local e disseminação do uso dos equipamentos públicos de arte de Fortaleza, pensando na diversidade das linguagens e suas dinâmicas, a formação de público, acolhimento das atividade dos grupos e coletivos, bem como o fortalecimento de redes com artistas da cidade.”, afirma.

A oficina será orientada pela palhaça e atriz Aline Campêlo e pelo palhaço, ator e diretor Aldrey Rocha e acontecerá de forma presencial com aulas práticas: criando, experimentando e identificando pontos de comicidade na cena. “Criação de Cenas Cômicas” faz parte das atividades do projeto “Oficina Criação de Cenas Cômicas”, contemplado no “Edital das Artes – Categoria Humor”, da Secretaria de Cultura do Ceará – SECULT/CE.

A artista Aline Campêlo fala um pouco mais sobre a experiência do grupo. “O K’Os Coletivo desde a sua fundação em 2006, tem a comicidade como pesquisa principal! São espetáculos e circulações realizadas, além de várias formações ministradas, sempre na área! E agora, puder levar o projeto “Oficina Criação de Cenas Cômicas” dentro de uma circulação formativa na área do humor é um sonho realizado! Atenção: Sobral, Fortaleza, Quixadá e Crato estamos chegando!”, declara.

SOBRE ALINE CAMPÊLO

Aline Campêlo é Palhaça, Atriz e Produtora Cultural, formada pelo Curso Superior em Artes Cênicas, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/2009) e no curso de Letras Português/Literatura pela Universidade Federal do Ceará (2010). É discente do Curso de Instrumento Musical do Instituto Federal do Ceará (IFCE-2020), com os instrumentos flauta transversal e teclado. Tem registro profissional de artista sob o número 1064CE. Atua na área da Cultura desde 2005. Segue como principais linhas de pesquisa a palhaçaria, o teatro para bebês, a comédia e a improvisação teatral. É integrante do grupo artístico K’Os Coletivo, sediado em Fortaleza/Ceará. Com o referido grupo, já realizou formações e apresentações de espetáculos em vários estados do Brasil, como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Piauí, Ceará e Paraíba, e também internacionalmente em Portugal, Argentina e Colômbia. Na área da comicidade, participou da oficina “Direção de Números” com Leris Colombaioni (ITA); da oficina “Introdução ao Circo-teatro”, com Mestre Biribinha; da oficina “Manual e Guia do Palhaço de Rua”, com Fernando Chacovachi (ARG); da oficina “Partitura Física”, com Maku Fachulini (ARG); da oficina “Palhaçaria e Comédia Física”, com Fernando Sampaio; e da oficina “Clown e Comédia Física”, com Fred Raposo.

SOBRE ALDREY ROCHA

Palhaço, Ator, Diretor, Músico e Professor de Teatro, formado pelo Curso Superior em Artes Cênicas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE), Pedagogia (Universidade Estadual Vale do Acaraú), Especialização em Arte e Educação (IFCE), Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais (Instituto de Ensino Tecnológico – CENTEC), Extensão em Música – Canto (Universidade Federal do Ceará – UFC), Palhaçaria (Escola Livre de Palhaços – ESLIPA/RJ) e Gestão Cultural (Instituto Eslipa – Richard Riguetti) e estudante de Instrumento Musical (Acordeon – IFCE). É fundador do grupo K’Os Coletivo, que possui principais linhas de pesquisa a palhaçaria, a comédia e a improvisação teatral. Na área da comicidade estudou com Mestres Nacionais e Internacionais entre eles: Leris Colombaione (Itália), Chacovachi (Argentina), RicardoPuccetti (LUME Teatro), Richard Riguette (ESLIPA), Fernando Sampaio (La Mínima), Lily Curcio (Seres de Luz), Palhaço Tubinho, Palhaço Biribinha (Turma do Biribinha), Ésio Magalhães (Barracão Teatro), Luiz Carlos VAsconcelos (Palhaço Xuxu), Lilian Moraes, Junior Santos entre outros. É formado na Escola Livre de Palhaçaria (ESLIPA / RJ), o qual foi selecionado a uma bolsa de estudos concorrendo com artistas do Brasil e alguns países da América do Sul.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: abre inscrições para a Oficina “Criação de Cenas Cômicas”, com K’Os Coletivo
Quando: 24 a 28 de abril, de segunda a sexta, no horário de 9h às 12h
Onde: Sala de Teatro da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).
Público-alvo: Destinado a humoristas, comediantes e demais interessados no tema.
Inscrições: até o dia 21 de abril por meio do link
Resultado das inscrições: Pessoas selecionadas serão contactadas por e-mail
Vagas: 25 vagas

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Romã Salviano (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 03 de Abril de 2023