Porto Iracema das Artes abre inscrições para 9ª edição dos Laboratórios de Criação com vagas afirmativas e maior participação de artistas do interior

 

Na foto da 8ª Mostra de Artes do Porto Iracema, a artista Victória Andrade, da banda Viramundo, integrada também por Bruno Esteves e Marcello Santos. O grupo participou do Laboratório de Música 2020, com o projeto “Fortalezas: Trajetos de um mundo virá”, e teve tutoria de Kiko Dinucci. Foto de Alan Sousa.

Este ano todo o processo seletivo será pelo Mapa Cultural do Ceará. As inscrições gratuitas iniciam nesta segunda-feira, 23 de agosto, e seguem até 20 de setembro de 2021

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (23), as inscrições para o processo seletivo dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação do Governo do Estado, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A 9ª edição traz novidades, como a determinação de 50% de projetos e artistas selecionados serem do interior do Ceará e a destinação de metade das vagas, em todas as áreas, para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, não binárias e pessoas com deficiência. Além disso, as etapas agora serão realizadas via Mapa Cultural.

“O lançamento da nova edição dos Laboratórios marca um momento de amadurecimento da experiência, considerada hoje uma referência nacional. A chamada do processo de seleção incorpora uma série de questões que dialogam com a agenda social contemporânea, como a cultura da diversidade, nas diversas dimensões, como as de gênero e a de raça”, observa a professora Bete Jaguaribe, diretora de formação e criação do Instituto Dragão do Mar e da Escola Porto Iracema, acentuando que o processo seletivo foi construído a partir de uma profunda reflexão sobre as edições anteriores, que envolveu professores, alunos e a gestão.

EDIÇÃO 2021

Registro de pesquisa do experimento CHORUME.doc, apresentado pela Companhia Ortaet, de Iguatu-CE, na 8ª Mostra de Artes do Porto Iracema. O trabalho foi desenvolvido na edição 2020, dentro do projeto “Chorume: laboratório em teatro documentário”, com tutoria de Marcelo Soler. Foto: Daniel Macêdo.

Com uma metodologia inovadora, o programa formativo tem duração de sete meses. Nesse período, há uma bolsa no valor de R$ 1.000,00 para até três integrantes dos projetos, orientação coletiva e individual com tutores escolhidos de acordo com as poéticas de cada pesquisa, formação por meio de oficinas específicas e aulas abertas, além de todo o apoio estrutural da Escola.

Para os Laboratórios de Dança, Música e Teatro serão selecionados quatro projetos em cada linguagem. Em Cinema, serão aprovadas seis propostas de roteiros de longa-metragem de ficção, quatro do Ceará, uma do Nordeste e outra da modalidade Nacional, proveniente de estados das demais regiões.

O Laboratório de Artes Visuais segue o modelo bianual iniciado em 2019 e vai escolher até 30 artistas para a Temporada Formativa, que contará com sete módulos mensais ministrados no período noturno por profissionais convidados. Aqueles que residirem no interior do Estado terão garantidos, pela Escola, o custeio de deslocamento, hospedagem e auxílio-alimentação para a participação nas atividades presenciais em Fortaleza. Ao final dos sete meses de curso, que somará 210 horas-aula entre aulas e atividades complementares, quatro projetos serão escolhidos para a Temporada Investigativa, somando-se a outros quatro que serão selecionados da edição do ano seguinte.

 

Registro do espetáculo O Cheiro da Lycra, do artista Alysson Amancio, de Juazeiro do Norte-CE, também apresentado na 8ª Mostra de Artes do Porto Iracema. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Dança 2020, no projeto “Corpos/Danças (des)fronteirizades”, com tutoria do bailarino e coreógrafo Fauller.

Este ano, os Laboratórios de Criação da Escola reservarão, no mínimo, 50% das vagas do estado do Ceará, consideradas na 2ª e na 3ª etapas, para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, não binárias e pessoas com deficiência. Além disso, metade das vagas será preenchida por artistas e grupos do interior do Estado em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. No Cinema, os projetos do interior receberão bônus de pontuação nas etapas 2 e 3.

O período de inscrição de artistas e submissão dos projetos na edição 2021-2022 segue aberto até às 23h59min do dia 20 de setembro deste ano. Podem participar do processo seletivo pessoas a partir dos 18 anos, com residência comprovada no Ceará há pelo menos dois anos. No caso do Laboratório CENA 15 – Cinema, a idade mínima é a mesma para as modalidades Nordeste e Nacional, mas no caso da primeira será preciso comprovar residência mínima de dois anos em estados da região Nordeste, exceto Ceará, e na segunda, apresentar comprovante de residência nas outras quatro regiões do Brasil (Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), exceto Nordeste.

>>> Veja os detalhes de cada laboratório nos regulamentos a seguir:

ARTES VISUAIS
CINEMA
DANÇA
MÚSICA 
TEATRO 

Ainda em virtude da pandemia de covid-19, esta edição dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema terá formato híbrido, com atividades remotas e presenciais, conforme as orientações das autoridades de saúde do Estado. As atividades começam em dezembro de 2021 e se estendem até junho de 2022.

Pintura do coletivo Terroristas del Amor, formado por Dhiovana Barroso e Marissa Noana, que desenvolveram o projeto “Como construir nosso próprio país” na Temporada Investigativa do Laboratório de Artes Visuais, com tutoria de Rosana Paulino. As artistas integraram uma publicação que reuniu os trabalhos de todos os artistas da edição 2020, lançada na 8ª Mostra de Artes do Porto Iracema.

PROCESSO SELETIVO

Como nas edições anteriores, a seleção terá três etapas após o período de inscrição. A primeira, de 21 a 23 de setembro, consiste na Análise dos Documentos apresentados no ato da inscrição de projetos e artistas em Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro.

A segunda fase é a de Avaliação Técnica, em que uma comissão formada por reconhecidos especialistas de cada área específica, indicados e divulgados pela Escola, avaliam os projetos aprovados na etapa anterior a partir de critérios como consistência da proposta, articulação das ideias, viabilidade de realização do projeto e trajetória artística. Essa etapa acontece de 29 de setembro a 12 de novembro de 2021.

A Avaliação Final, que acontece de 22 a 27 de novembro, encerra o processo seletivo com a realização de entrevistas virtuais da comissão avaliadora com proponentes aprovados na segunda fase. No caso do Laboratório de Música, há ainda uma audição pública, e no Laboratório CENA 15 – Cinema, além da entrevista, serão aplicados dois testes escritos, o Teste de Habilidades Básicas em Dramaturgia e a Análise de Repertório Geral. O resultado final da seleção será conhecido no dia 3 de dezembro deste ano.

>>> Clique AQUI e confira o cronograma completo da 9ª edição dos Laboratórios de Criação.

Imagem de divulgação do roteiro “O Homem no Teto”, dos cearenses Davi Siqueira e Vinícius Cabral, desenvolvido no Laboratório de Cinema 2020, e grande premiado no Pitching de Roteiros da 8ª Mostra de Artes do Porto Iracema. Os roteiristas ganharam o Prêmio Incubadora Paradiso e o Prêmio do Público.

INSCRIÇÕES

A partir deste ano, as inscrições para os Laboratórios de Criação da Escola serão realizadas, exclusivamente, pelo Mapa Cultural do Ceará, entre os dias 23 de agosto e 20 de setembro de 2021. Todos(as) proponentes deverão estar previamente cadastrados no Mapa Cultural. Aquelas pessoas que não possuem ainda um cadastro, devem fazê-lo. As que já têm cadastro no mapa estadual ou nos mapas dos municípios que possuem a plataforma, não precisam fazer um novo, mas apenas atualizar informações que julgarem necessárias até a data do envio da inscrição. A inscrição nos Laboratórios de Criação pode ser realizada diretamente no link disponível AQUI.

>>> Acesse o Mapa Cultural e faça ou atualize seu cadastro: https://mapacultural.secult.ce.gov.br
>>> Em caso de dúvidas relacionadas ao Mapa Cultural, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo link http://bit.ly/mapacultural-ceara-suporte.

Em caso de dúvidas sobre os regulamentos de cada laboratório, entre em contato com as respectivas coordenações nos seguintes e-mails:

– Laboratório de Artes Visuais: labartesvisuais.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório CENA 15 – Cinema: cena15.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Dança: labdanca.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Música: labmusica.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Teatro: labteatro.portoiracema@idm.org.br

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes abre inscrições para 9ª edição dos Laboratórios de Criação com vagas afirmativas e maior participação de artistas do interior
Quando: 23 de agosto até às 23h59min do dia 20 de setembro de 2021
Onde: Mapa Cultural do Ceará. A inscrição nos Laboratórios de Criação pode ser realizada diretamente no link https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/3337/. 
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Raphaelle Batista | Publicado em 23/08/2021. Alterado em 06/10/2021.