Escola de Formação e Criação do Ceará

CTD-2020_capadesite_2

Porto Iracema das Artes abre inscrições para 7ª turma do Curso Técnico em Dança

ctd 2020 capadesite 2 1
Foto: Alan Sousa / Módulo de Composição e Improvisação com Marcelo Evelin

O curso gratuito disponibiliza 35 vagas. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, por meio de formulário online no site da Escola

A Escola Porto Iracema das Artes abre inscrições para a sétima turma do Curso Técnico em Dança (CTD) a partir do dia 10 de janeiro de 2020. Com duração aproximada de dois anos, o curso gratuito oferta 35 vagas. As inscrições seguem até o dia 02 de fevereiro. O formulário para preenchimento pode ser acessado AQUI.

Para participar do processo, a candidata ou o candidato deve ter idade mínima de 16 anos no ato da matrícula, ter concluído ou estar cursando o 2º ano do ensino médio e ter total disponibilidade de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30min, para as aulas.

Criado em 2005, o CTD tem como objetivo formar profissionais Técnicos de Nível Médio, capazes de atuar em dança como intérpretes/criadores a partir de saberes práticos e teóricos aplicáveis em contextos artísticos, técnicos, culturais e sociais contemporâneos. Orientado para alunos iniciados em técnicas corporais, o curso tem duração aproximada de 2 anos com carga horária total de 1.380 horas, distribuídas em cinco módulos de qualificação: Introdução à Dança Contemporânea, Poéticas da Dança, Dança e Pensamento, Dança e Cena Contemporânea e Estágio Supervisionado.

Processo seletivo

Após o período de inscrições, haverá análise de dados e documentos das candidatas e dos candidatos. Entre os dias 05 e 07 de fevereiro, a coordenação do Programa de Formação em Dança do Porto Iracema entrará em contato com os pré-selecionados, informando dia e horário da primeira etapa, que consiste numa reunião geral, marcada para o dia 10 de fevereiro de 2020. A presença é obrigatória. Caso não compareça, a candidata ou o candidato é automaticamente eliminada (o) do processo seletivo.

Na segunda fase, que ocorrerá em 11 e 12 de fevereiro, serão realizadas as aulas práticas “Elementos de técnica clássica e moderna” e “Composição e Improvisação”. Na terceira etapa da seleção, dias 13 e 14 de fevereiro, a candidata ou o candidato deverá apresentar um solo de sua autoria com no máximo três (3) minutos de duração. Em seguida, acontece uma entrevista individual com cada concorrente.

A lista com o resultado final de aprovados será divulgada no site da Escola no dia 17 de fevereiro. O período de matrícula será de 19 de fevereiro a 05 de março. As aulas terão início em 09 de março.

Confira todos os detalhes do processo seletivo no Manual de Inscrição.

Sobre o CTD

O Curso Técnico em Dança (CTD), hoje certificado pelo Conselho Estadual de Educação, é uma experiência que nasceu em 2005, no Instituto Dragão do Mar (IDM). Além de se consolidar no Ceará, o CTD se tornou referência para o resto do País. Integrado ao Porto Iracema das Artes desde a fundação da Escola, em 2013, o curso encerrou o ano de 2019 com a formação da sua 6ª turma, que apresentou 14 trabalhos durante quatro dias na mostra Modos de Existir.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, com seis anos completados em 2019, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes abre inscrições para 7ª turma do Curso Técnico em Dança

Quando: De 10 de janeiro a 02 de fevereiro de 2020

Inscrições AQUI

Mais informações: MANUAL DE INSCRIÇÃO

GRATUITO

 

Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral

Publicado em 10/01/2020