Escola de Formação e Criação do Ceará

ctd-cbac_oficina_elementos-estruturais-do-movimento_elisa-abrao_capa-site

Porto Iracema das Artes abre dez vagas em módulo teórico do Curso Técnico em Dança

ctd cbac oficina elementos estruturais do movimento elisa abrao capa site

Formação será realizada de 19 a 23 de agosto. Inscrições acontecem por meio de formulário de inscrição até o dia 12 de agosto.

Os elementos estruturais do movimento, a geometria do espaço, as qualidades de movimento e as ações básicas de esforço no Sistema Laban são alguns temas que integram o componente curricular “Análise do Movimento II”, do Curso Técnico em Dança (CTD) do Porto Iracema das Artes, que desta vez abrirá dez vagas para profissionais das artes cênicas de fora do CTD. Por meio de inscrição prévia, serão selecionados profissionais com alguma experiência em técnicas corporais, com interesse no Sistema Laban, para participar das aulas.

A ação, fruto de uma parceria do CTD com os Cursos Básicos de Artes Cênicas da Escola, será ministrada pela professora Elisa Abrão de 19 a 23 de agosto, das 08h30 às 12h30. Serão disponibilizadas dez vagas ao público externo, a serem preenchidas mediante inscrição prévia, que pode ser realizada até o dia 12 de agosto neste link. O critério de escolha dos candidatos será análise das fichas de inscrição.

O Sistema Laban ou Análise Laban de Movimento consiste no desenvolvimento de trabalhos investigativos sobre o movimento a parir dos estudos de Rudolf von Laban, bailarino austríaco responsável pelo desenvolvimento da “kinetography laban”, também conhecida como “labanotation”, que é uma notação de movimento capaz de registrar qualquer manifestação de um aspecto do movimento.

Sobre Elisa Abrão

Elisa Abrão é artista, pesquisadora e professora de dança. Professora efetiva do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás. Formada em Licenciatura em Educação Física pela UFPR, é mestra pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista no Sistema Laban/Bartenieff pela Faculdade Angel Vianna – vinculado ao Centro Laban/RJ e com equivalência internacional pelo LIMS/NY. Cursa doutorado no programa de Artes da Cena na Unicamp. Responsável pelas disciplinas relacionadas à Improvisação e Composição e Estudos Introdutórios em Laban. Junto a Ana Reis, coordena o Laboratório Poéticas Corporais e Tecnologia. Coordena o Grupo Acessos ao Movimento.

Trabalhou como professora efetiva no curso de Arte-Educação da Universidade do Centro-Oeste no Estado do Paraná no período de 2008 a 2010. Participou de coletivos de pesquisa em dança nas cidades de Curitiba, Florianópolis, Guarapuava, Goiânia e Campinas, tendo escrito alguns capítulos de livros sobre o ensino de dança e dança e tecnologia. Atualmente, dedica-se a pesquisar o Sistema Laban/Bartenieff discutindo tal perspectiva na formação em dança e na produção artística. Em sua trajetória nas artes, realizou performances e produziu vídeos do espetáculo Rubro (premiado pelo edital Klauss Vianna, 2011) e a vídeoinstalação Ruborizando (2012).

Sobre o CTD

O Curso Técnico em Dança (CTD), foi criado em 2005 e tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio, capazes de atuar em dança como intérpretes e criadores a partir de saberes práticos e teóricos aplicáveis em contextos artísticos, técnicos, culturais e sociais contemporâneos. A formação é orientada para alunos iniciados em técnicas corporais.

Serviço
O quê: Porto Iracema das Artes abre dez vagas em módulo teórico do Curso Técnico em Dança
Quando: 19 a 23 de agosto, das 08h30 às 12h30
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO
10 vagas até o dia 12 de agosto com inscrições AQUI

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro

Publicado em 30/07/2019