Escola de Formação e Criação do Ceará

merci-varda_capa-site

Porto Iracema das Artes abre Concurso Cultural de Cartazes sobre a filmografia de Agnès Varda

merci varda capa site

Concurso é uma celebração da trajetória da cineasta belga falecida em março deste ano. Inscrições vão até 21 de junho.

No final de março deste ano, o mundo perdeu a diretora belga Agnès Varda, que marcou a história do cinema francês. A cineasta completaria 91 anos no próximo dia 30 de maio e, para homenagear a artista e a sua trajetória, o Porto Iracema das Artes lança a convocatória para o Concurso Cultural de Cartazes que integrará o Circuito “MERCI, VARDA!”. Os cartazes devem ser enviados entre os dias 10 de maio e 21 de junho e ficarão expostos para votação do público através do site do Porto. O Concurso premiará os dois trabalhos mais votados.

O objetivo do Concurso é estimular e premiar a produção artística em torno da filmografia de Agnès Varda, ao homenagear uma das cineastas mais atuantes do mundo, pioneira do movimento Nouvelle Vague, na França, e que se manteve produtiva de forma impressionante até os seus 90 anos. Os 1º e 2º cartazes mais votados pelo público receberão, respectivamente, os prêmios de 3 meses e 2 meses de acesso gratuito às sessões do Cinema do Dragão, ambos com direito a um acompanhante.

O concurso é livre e não tem idade mínima para participação. Os artistas interessados em participar podem inscrever até dois cartazes originais – digitais ou artesanais – produzidos para qualquer um dos filmes de curta ou longa-metragem realizados por Agnès Varda durante sua extensa carreira no cinema. Nos cartazes, devem ser indicados os títulos em português dos filmes, assim como a sua direção, duração e o ano de produção. A lista de filmes que compõem a filmografia da cineasta se encontra no REGULAMENTO da convocatória e nele constam todas informações técnicas que devem ser inseridas nos cartazes.

Os cartazes devem ser enviados em formato PDF e JPG para o e-mail cena15.audiovisual@gmail.com de 10 de maio até às 23h59min de 21 de junho de 2019,  ou serem entregues na recepção da escola (no caso das versões artesanais) até às 17h30min do último dia de inscrição. Todos os cartazes recebidos e seus autores serão divulgados na Circuito “MERCI, VARDA!” para escolha do público, sem qualquer seleção prévia.

MERCI, VARDA!

Organizado pelo Cena Cineclube e pelo Cineclube Âncora, o Circuito “MERCI, VARDA!”, de caráter cineclubista e gratuito, acontecerá de 4 de junho a 26 de julho de 2019 no Porto Iracema das Artes e em outros espaços parceiros do evento em Fortaleza, como o Cinema do Dragão, o Instituto Iracema, o Centro Cultural Belchior, a Vila das Artes, o Centro Cultural Grande Bom Jardim, entre outros.

Na programação, serão realizadas duas sessões por semana, totalizando cerca de 40 filmes exibidos de uma das maiores cineastas de todos os tempos, falecida este ano em Paris. Todas as sessões serão seguidas de debate com artistas mulheres e, na abertura e no encerramento do Circuito, uma programação especial ao ar livre está sendo construída para homenagear de forma poética a cineasta. O resultado do Concurso de Cartazes será divulgado na sessão de encerramento da programação, no dia 26 de julho, na Praia dos Crush.

SOBRE AGNÈS VARDA

agnes 1

Agnès Varda nasceu em Bruxelas, Bélgica, em 30 de maio de 1928, como Arlette Varda. Seu pai era grego e sua mãe, francesa. Estudou História da Arte na École du Louvre antes de conseguir um emprego como fotógrafa oficial do Teatro Popular Nacional em Paris. Neste período, incentivada pelos cineastas Chris Marker e por Alain Resnais, realizou seu primeiro longa-metragem, “La Pointe Courte” (1954), um ensaio sobre a vida de um casal em uma vila de pescadores. Despontava ali como um dos grandes nomes do cinema francês. Seu trabalho é precursor da nouvelle vague francesa, pois suas primeiras obras claramente apresentam as tendências estéticas mais tarde adotadas pelos homens diretores daquele movimento. Casada com o também cineasta Jacques Demy, Varda construiu uma carreira extremamente prolífica e eclética. Somando mais de 50 obras produzidas, entre curtas e longas-metragens, além de trabalhos instalativos, realizou documentários por encomenda, como “Ó Estações, ó Castelos” (1958), e projetos mais pessoais, como os magníficos “Os catadores e eu” (2000) e “As praias de Agnès” (2008), além filmes de ficção clássicos na história do cinema, como “Cléo das 5 às 7” (1962), “As duas faces da felicidade” (1965), entre outros.

Sem renunciar à sua liberdade criativa e sem jamais se curvar ao cinema comercial, sua arte aborda temas e levanta questões em torno do envelhecimento e do erotismo, da morte e do passar do tempo, do inconsciente coletivo e dos tabus sociais, do feminismo e das lutas raciais, geralmente ultrapassando as fronteiras da França e trazendo o cosmopolitismo de suas origens para trabalhos universais. Ao longo dos seus 60 anos de carreira, foi membro do júri no Festival de Veneza em 1983 e no Festival de Cannes em 2005. Acumulou 27 prêmios dos mais importantes festivais de cinema do mundo, como Cannes, Berlim, César Awards, Locarno, Festival de Londres, de Los Angeles, San Sebástian, Montreal, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entre outros, tornando-se, em 2017, a primeira diretora mulher a receber um Oscar Honorário pelo conjunto de sua obra.

Em 2019, Varda se despediu do mundo e do cinema com o seu último filme, “Varda por Agnès”, um testamento cinematográfico daquela que é uma das maiores artistas de todos os tempos.

CENA CINECLUBE

Espaço de exibição pública e gratuita de filmes promovido às terças-feiras pelo Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema – o CENA 15, na Praia de Iracema. Tem como proposta estimular a formação de público e de repertório por meio do encontro da cena de fazedores e pensadores do cinema, convidados a programar as sessões, com o público da cidade interessado em debater os diversos cinemas do mundo.

CINECLUBE ÂNCORA

Exibição de filme seguido de debate entre convidados e público, o Cineclube Âncora nasceu como iniciativa espontânea dos alunos dos Cursos Básicos de Audiovisual 2017 do Porto Iracema das Artes. Em parceria com a Escola, exibições são realizadas periodicamente, sempre abertas a todos os cinéfilos de Fortaleza.

SERVIÇO
O quê: “Porto Iracema das Artes abre Concurso Cultural de Cartazes sobre a filmografia de Agnès Varda”
Inscrições Online: 10 de maio a 21 de junho de 2019, pelo e-mail cena15.audiovisual@gmail.com
*Ou Presencialmente no horário de 9h às 17h30 na recepção da Escola (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
VEJA O REGULAMENTO COMPLETO AQUI

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 10/05/2019