Escola de Formação e Criação do Ceará

Philippe Dubois. Foto Joyce S. Vidal (3) copiar

Philippe Dubois ministra novo curso no Porto Iracema da Artes

Philippe Dubois. Foto Joyce S. Vidal 3 copiar
Foto: Joyce S. Vidal

A formação em Cinema e Arte Contemporânea é uma parceria com o Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e será dividida em três módulos

A Escola Porto Iracema das Artes, em parceria com o Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), promove o curso “Cinema e Arte Contemporânea”, com o professor francês Philippe Dubois. A formação será dividida em três módulos e o primeiro já acontece nos próximos dias 22, 23 e 26 de fevereiro. Os seguintes serão realizados em março e abril, respectivamente.

Durante este ano, o curso será dedicado ao chamado “Cinema de exposição”, objetivando o estudo de como as relações entre cinema e arte contemporânea se desenvolveram ao longo dos últimos 20 anos. Analisando um conjunto de práticas artísticas mistas que testemunham várias “formas de presença” do cinema no campo da arte, o curso tem foco em áreas como: cinema expandido, instalações de cineastas, as “reprises” de filmes nas obras de artistas, migrações de dispositivos da sala de cinema para a sala do museu (e vice-versa) etc.

Para esta atividade, serão destinadas 50 vagas. As inscrições para participar do primeiro módulo serão feitas presencialmente e por ordem de chegada, a partir das 14h do dia 22, primeiro dia de curso, na recepção do Porto. Informações sobre data e horário dos módulos dois e três serão divulgadas posteriormente.

Alunos participantes e que comparecerem a, pelo menos, quatro das cinco aulas durante os três dias de módulo receberão certificado emitido pelo Porto Iracema das Artes. A formação é voltada para estudantes de cinema, artes visuais, comunicação e áreas afins, além de pessoas que se interessam por artes de maneira geral.

Programação módulo I

22/02 (quinta) de 15h às 18h

23/02 de (sexta) 10h às 13 e de 15h às 18h

26/02 de (segunda) 10h às 13 e de 15h às 18h

Philippe Dubois

Philippe Dubois é considerado um dos principais pesquisadores da atualidade no campo da estética de imagem e da figura. Com contribuições decisivas na área da fotografia, cinema, vídeo e domínio digital. Professor do Departamento de Cinema e Audiovisual da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, ocupa a cadeira de “Teorias de formas visuais”. Depois de mais de seis anos como vice-presidente desta Universidade (responsável pela política internacional), ele é, desde setembro de 2012, membro sênior do Institut Universitaire de France (IUF). É professor-visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC.

SOBRE A ESCOLA

O Porto Iracema das Artes é uma escola de criação e formação em artes do Governo do Estado do Ceará/ Secretaria da Cultura, sob a gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de cursos básicos e técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO
O que: Curso Cinema e Arte Contemporânea com Philippe Dubois – Módulo I
Quando: Dias 22, 23 e 26 de fevereiro
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Manuela Sales
Publicado em: 16/02/2018