Escola de Formação e Criação do Ceará

paulo-freire-de-perfil-foto-preto-e-branco-3

Penúltimo encontro “Relendo Paulo Freire” discute educação, esperança e outros tópicos na quinta, 19 de agosto

paulo freire de perfil foto preto e branco 3

A ação é parte da programação do “II Paulo Freire a Bombordo – Centenário”, que vem acontecendo desde março deste ano. Próximo encontro acontece às 18h, pelo YouTube da Escola

O projeto “Relendo Paulo Freire”, que integra a programação “II Paulo Freire a Bombordo – Centenário”, chega ao penúltimo encontro na quinta-feira, 19 de agosto, às 18h. Na nova edição, serão discutidos os capítulos “Educação e esperança” e “Denúncia, anúncio, profecia, utopia e sonho” da obra ”Pedagogia da Indignação”.

A transmissão é feita através da plataforma Zoom e pelo canal do Youtube da Porto Iracema. A ação acontece uma vez por mês e será finalizada no dia 19 de setembro, quando o educador pernambucano faria 100 anos. O projeto reúne pesquisadores, artistas, educadores e qualquer um que se interesse em participar das leituras conjuntas. O intuito é revisitar a obra do Patrono da Educação Brasileira e disseminar seu pensamento, por meio da discussão e da apreciação de trechos do livro com o público.

O evento é organizado em parceria pela rede de escolas criativas da Secult, geridas pelo Instituto Dragão do Mar: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCBJ), Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, além do Porto Iracema.

Cartas para Paulo Freire

A iniciativa “Cartas para Paulo Freire”, um desdobramento do projeto de releitura, continua. A atividade consiste no envio de cartas pelo público, tendo como critério para as produções o diálogo com o pensamento e as práticas de Paulo Freire no livro “Pedagogia da Indignação”, que reúne as últimas cartas do pernambucano. Para integrar a iniciativa, as cartas devem ser enviadas para o e-mail cartasparapaulofreire@gmail.com. Ao final da ação, em setembro, será feita uma leitura dos escritos.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Penúltimo encontro de “Relendo Paulo Freire” discute educação, esperança e outros tópicos na quinta, 19 de agosto
Quando: 19 de agosto, quinta-feira, a partir das 18h
Onde: Zoom e transmissão ao vivo no Canal do Youtube do Porto Iracema
Limite de 100 pessoas na sala

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Feitosa | Supervisão: Raphaelle Batista | Publicado em 13/08/2021