Escola de Formação e Criação do Ceará

belchior-alucinacoes_capa-site

Parceria Porto Iracema e Cuca Mondubim apresenta tributo a Belchior

belchior alucinacoes capa site

Show com alunos do curso “Prática em conjunto” vai reler o emblemático álbum Alucinação

“Apenas um Rapaz Latino-Americano”, “Como Nossos Pais” e “Velha Roupa Colorida” são canções que marcaram a história da Música Popular Brasileira. Todas integram o álbum “Alucinação”, do cantor e compositor cearense Belchior. E é justamente para reconhecer a relevância desse grande nome da MPB que, no dia 14 de fevereiro, acontecerá no Porto Iracema das Artes o show “Alucinação – Tributo a Belchior”, reunindo jovens alunos do Cuca Mondubim que interpretarão todas as faixas do álbum, na voz e no instrumental. A apresentação terá início a partir das 19h, com entrada franca e por ordem de chegada.

O show é resultado de 15 dias de ensaios e reuniões dos alunos de música da Rede Cuca Mondubim no curso “Prática em Conjunto”, que pela primeira vez terá o encerramento apresentado fora da Rede. Outra novidade é que, nesta edição, o curso foi desenvolvido em torno de um álbum inteiro, e não de músicas específicas ligadas por uma temática, como geralmente acontecia. O intuito é oportunizar aos estudantes um arcabouço de referências culturais da MPB, desta vez com foco na vida e obra de Belchior.

foto promo banda cuca mondubim 05
Turma de alunos do Cuca Mondubim que fará tributo a Belchior. Foto: Gecildo Sousa

Para o baixista e compositor Edmundo Vitoriano, professor do curso há mais de três anos, o processo de preparação do tributo foi bastante participativo. “A gente vai mostrando para esses jovens a história da MPB, da boa música. A gente também faz curso com músicas atuais, com compositores atuais, como Anitta e Pablo Vittar, que os alunos adoram. Geralmente os jovens participam da escolha do tema, mas dessa vez fizemos algo diferente”, conta, lembrando que os alunos aceitaram bem a proposta. “Já estou pensando no próximo curso”, comemora.

Parceria
A parceria com o Porto Iracema é estratégica no sentido de unir dois equipamentos com propostas similares, uma vez que integram políticas públicas de incentivo à cultura voltadas para o público jovem, na faixa de 15 a 29 anos. Esse intercâmbio é benéfico à medida que proporciona o deslocamento desse público por outros territórios da Cidade e promove o fortalecimento de ações conjuntas em arte e cultura.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Show de encerramento do curso Prática em Conjunto – Cuca Mondubim – “Alucinação – Tributo a Belchior” 
Quando: 14 de fevereiro, às 19h
Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em 31/01/2020