Escola de Formação e Criação do Ceará

Plano americano PB

Oficina “Técnicas de Música Corporal na Gestualidade das Danças Brasileiras” com Charles Raszl

O Programa de Formação em Dança da escola Porto Iracema das Artes traz o violonista, performer, arranjador, compositor e diretor musical, teatral e integrante da companhia Barbatuques, Charles Raszl, para ministrar a oficina “Técnicas de Música Corporal na Gestualidade das Danças Brasileiras”. A atividade acontece no dia 10 de agosto, das 14h às 17h, na sala de Dança da Escola. Estão sendo ofertadas 30 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada, sem a necessidade de inscrição prévia. A oficina é totalmente gratuita, aberta ao público e integra a programação do aniversário de 5 anos do Porto Iracema.

A proposta da oficina é promover o encontro das técnicas de percussão corporal da companhia Barbatuques (Brasil) e do GUM BOOT (África do Sul) com os sons dos movimentos das danças brasileiras, como coco, samba, capoeira, cavalo marinho e frevo. Os participantes vão realizar exercícios de composição, improvisação musical/coreográfica, arranjos vocais de canções brasileiras e vão explorar outros ritmos brasileiros, como Samba, Baião, Ijexá, Coco, Caboclinho/Perré,Tambor de Minas, entre outros.

Sobre Charles Raszl
Charles Raszl é violonista, performer, arranjador, compositor, arte-educador e diretor musical e teatral. Estudou violão erudito e regência coral (Escola Municipal de Música – SP/Brasil) e violão popular (Universidade Livre de Música – SP/Brasil) entre 1997 e 2004. É graduado em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos. Concebeu e dirigiu espetáculos cênicos musicais e, como diretor musical, compôs trilhas originais para diversos espetáculos de dança, teatro e curtas metragens (animação em 3D e “stop motion”). Participou de diversos Festivais Internacionais de música com o grupo Barbatuques (EUA, Turquia, Peru, Argentina, Colômbia, Uruguai, Polônia, Áustria, Eslovênia, Alemanha, França, Suiça, Itália e Bali/Indonésia).

Em 2013 desenvolveu o solo “Prato Feito”, apresentado no “Festival Italiano de Percussão Corporal – Terni/Itália”, fruto da pesquisa sobre técnicas de música corporal e danças tradicionais brasileiras e, desde então, promove workshops e apresentações em diversos países do mundo como Alemanha (Nuremberg, Hamburg, Kassel, Frankfurt e Hannover), Espanha (Barcelona), Áustria (Viena), Gana (Accra e Dodze), Turquia (Istambul), Polônia (Varsóvia, Wroclaw e Bydgoszcz), Suiça (Zurique, Zug), Itália (Roma, Milão, Torino, Trento, Perugia, Terni, Pistoia, Pontedera, Palermo, Acquasparta e Padova), França (Paris) e China (Beijing) difundindo a pesquisa entre a música corporal e danças tradicionais brasileiras (côco, frevo, samba e “capoeira”). Atualmente é integrante do grupo Barbatuques e diretor musical de companhias de teatro de São Paulo.

SERVIÇO 
O quê: Oficina “Técnicas de Música Corporal na Gestualidade das Danças Brasileiras”, com Charles Raszl
Quando: 10 de agosto, das 14h às 17h
Onde: sala de Dança do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Inscrições por ordem de chegada (30 vagas)
GRATUITO

Publicado em 07/08/2018