Oficina “O Argumento” com Aleksei Abib

De 23 a 27 de julho, das 14h às 18h, acontece no Porto Iracema das Artes a oficina “O Argumento”, com o roteirista, script-doctor e diretor Aleksei Abib. A atividade integra as ações do Laboratório de Cinema da escola e do Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15). Não haverá seleção prévia e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada no primeiro dia de aula, a partir das 13h. Estão sendo oferecidas 50 vagas, de acordo com a lotação do espaço.

Tendo como inspiração os moldes dos Laboratórios realizados pelo Sundance Institut (Estados Unidos) e pelo Programa Ibermedia (Espanha), a oficina propõe que os participantes reconheçam e pratiquem os fundamentos do argumento audiovisual a partir de suas próprias experiências de vida. Durante uma semana, os participantes conhecerão e aplicarão as técnicas consagradas na criação audiovisual contemporânea, dando ênfase à construção e estruturação do argumento, além de outras criadas especialmente para a oficina.

A imersão em casos de estudo de sucesso e em conceitos teóricos fundamentais será feita com o suporte de textos específicos de cineastas, teóricos e escritores consagrados como Paul Auster, Jorge Furtado, Aristóteles, David Mamet, Christopher Vogler, Joseph Campbell, Paul Giulino, Blake Syder, Michael Rabiger, entre outros.

Confira programa completo da oficina aqui.

Aleksei Abib

É roteirista, script-doctor e diretor. Entre seus principais trabalhos, assina os roteiros de “A Via Láctea” (46ª. Semaine Internationale de la Critique, Festival de Cinema de Cannes); do documentário “O Último Kwarup Branco” (Menção Honrosa no DOCSDF – Festival Internacional de Documentários da Cidade do México; e da novela “Água na Boca”, da Band. Foi script-doctor de filmes como “Elena” (Pré–indicado ao OSCAR, 2015; Melhor Documentário, 35º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, Havana, 2013; “De Menor” (Melhor Filme, Festival do Rio, 2013; “Cine Construcción; Festival de San Sebastian e Biarritz); o blockbuster “Mais Forte que o Mundo”; “O Último Cine Drive-In “ (Prêmio da Critica, Festival de Gramado, 2015), a cinebiografia da escritora Zélia Gattai, “Zélia – Memórias de Amor”, 2017, e o telefilme “Amor ao Quadrado”, da Rede Globo, 2017. Foi consultor nas edições de 2009 a 2013 do Laboratório de Roteiros do Sesc (antigo Sundance), analista de projetos no Programa Ibermedia, em Madrid, 2000, e instrutor de roteiros para a Rede Globo no programa “Profissão Repórter”, do jornalista Caco Barcellos. É um dos autores do livro “Profissão Repórter”, da Editora Planeta, em colaboração com a Rede Globo de Televisão. Atualmente é Coordenador do NETLAB, 2018, e um dos professores convidados das oficinas de roteiro da EICTV, Escuela Internacional de San Antonio de los Baños, Havana, Cuba. Escreveu e dirigiu os premiados curtas “Brasil Maravilha” e “O Taxi de Escher”, exibidos em mais de quarenta países, e com seleção oficial nos festivais de Rotterdam (IFFR), Berlin (Interfilms), Miami (MsFF), Sydney (SFF), entre outros.

Serviço

O quê: Oficina “O Argumento” com Aleksei Abib

Quando: 23 a 27 de julho, das 14h às 18h

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Vagas: 50

Inscrições por ordem de chegada, a partir das 13h do primeiro dia de aula

Gratuito

Publicado em 16/07/2018