Escola de Formação e Criação do Ceará

fernando nogari_oficina de videoclipes

Oficina de videoclipes com Fernando Nogari

De 21 a 24 de agosto, o Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) da escola Porto Iracema das Artes, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), traz o artista visual e diretor de cena Fernando Nogari, para realizar a oficina “Entre Música e Imagem: Oficina de Videoclipes”. A atividade formativa acontecerá no estúdio de Audiovisual da Escola, das 14h às 17h, e as inscrições serão preenchidas por ordem de chegada no primeiro dia de aula, a partir das 13h, sujeitas ao preenchimento das 20 vagas ofertadas. A participação é totalmente gratuita e aberta a todos os interessados no tema, principalmente a estudantes e artistas da música, do cinema e audiovisual.

Com carga horária de 12h, a atividade propõe aos participantes um mergulho investigativo na relação entre música e imagem em movimento, com foco na produção de videoclipes. Fernando Nogari apresentará ao público cases de desenvolvimento de projetos, desde a fase de concepção inicial, passando pela criação com a equipe, casting, produção, finalização, até a distribuição e lançamento do produto final.

Através de análises de filmes e clipes, discussões e exercícios práticos, durante quatro encontros serão introduzidas ferramentas que poderão ser utilizadas no processo de criação e produção de videoclipes. Ao final da oficina, os participantes terão tido a oportunidade de montar o modelo de um projeto concreto que poderá ser utilizado no futuro, assim como uma visão concreta do mercado atual da produção de videoclipes.

Sobre o artista
Fernando Nogari é artista visual e diretor de cena. Concluiu seu mestrado pela Film Factory, em Sarajevo, sob a orientação de Béla Tarr, onde teve workshops com cineastas e artistas como Guy Maddin, Gus Van Sant, Apichatpong Weerasethakul, Carlos Reygadas, Pedro Costa, Cristian Mungiu, James Benning, Juliette Binoche, Gael Garcia Bernal e Tilda Swinton. No Brasil, já colaborou com instituições e artistas como Daniela Thomas, Felipe Hirsch, Instituto Moreira Salles, Museu de Imagem e do Som – RJ, Instituto Roberto Marinho, entre outros. Seus trabalhos já foram exibidos em festivais de cinema e canais online como NOWNESS, VICE e DAZED. Atualmente, além de ser um dos diretores da Conspiração Filmes, desenvolve conteúdos originais em colaboração com a VOID, FLAGCX e Bergmancenter, na Suécia.

Serviço:
O quê: “Entre Música e Imagem: oficina de videoclipes”, com Fernando Nogari
Quando: 21 a 24 de agosto, das 14h às 17h
Onde: estúdio de Audiovisual do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Carga-horária: 12h
Inscrições por ordem de chegada a partir do primeiro dia de aula, 21 de agosto, e sujeitas ao preenchimento de 20 vagas

 

Publicado em 17/08/2018