Escola de Formação e Criação do Ceará

feriasnoporto2019_oficina_cianotipia_yan-bele_capa-site

Oficina de cianotipia compõe programação de férias do Porto Iracema das Artes

feriasnoporto2019 oficina cianotipia yan bele capa site

Atividade será ministrada por Yan Belém de 16 a 19 de julho

A Cianotipia é uma técnica de impressão em tons azuis que possibilita produzir imagens de maneira artesanal. Descoberta no século XIX, a técnica é tema da oficina “O Fazer fotográfico: Artesanias ou alternativas?”, que integra a programação de férias do Porto Iracema das Artes e será ministrada pelo educador Yan Belém, de 16 a 19 de julho, de 9h às 12h, no Ateliê da Escola. A atividade, inteiramente gratuita, reserva 15 vagas a interessados na técnica em geral, que serão preenchidas por ordem de chegada no primeiro dia de oficina, a partir das 8h30min.

O encontro tem como objetivo apresentar a cianotipia como parte da história da fotografia e seus diálogos com a arte contemporânea, bem como sua utilização como instrumento pedagógico no ensino das artes visuais e suas possíveis relações com outras áreas de conhecimento.

A cianotipia foi descoberta no século XIX pelo inglês Sir John Herschel (1792 – 1871) com a intenção de desenvolver um método de cópias a baixo custo. Alguns anos depois, a botânica inglesa Anna Atkins (1799 – 1871) utilizou este processo para produzir o primeiro livro de fotografia, publicado em outubro de 1843.

A técnia está inserida num território da fotografia que é ponto de confluência entre diversos campos de conhecimento, possibilitando a quem trabalha com ela criar novas noções de alinhamento e reunião de diversos saberes químicos, físicos, da natureza e o pensamento crítico.

Sobre Yan Belém

Nasceu (1995) em Belém-PA, é autor e educador na linguagem fotográfica. Tem formação livre em fotografia através da participação em oficinas e workshops em diversos centros culturais nos estados do Pará e Ceará. Trabalha com ações educativas desde 2012, difundindo os primórdios da fotografia em projetos de arte-educação em capitais e interiores do Brasil. Seu trabalho de fotografia documental está presente em diversas exposições e publicações coletivas no Brasil, França e Argentina. Vive e trabalha em Fortaleza-CE.

Serviço
O quê: Oficina “O Fazer fotográfico: Artesanias ou alternativas?”, com Yan Belém
Quando: Terça a sexta-feira, 16 a 19 de julho, das 9h às 12h
Onde: Ateliê do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
15 vagas a serem preenchidas mediante inscrição por ordem de chegada no primeiro dia da oficina, a partir das 8h30min

GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em 10/07/2019