Escola de Formação e Criação do Ceará

cena e dialogos-jaqueline m souza

Oficina Cena e Diálogos, com a roteirista Jaqueline Souza

O Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15), da escola Porto Iracema das Artes realiza a oficina “Cena e Diálogos”, com a roteirista Jaqueline M. Souza. A atividade integra a programação do mês de setembro do Laboratório de Cinema da Escola e acontecerá de 17 a 21 de setembro, no auditório do Porto, das 14h às 18h. A oficina é aberta a todos os interessados no tema. As inscrições serão feitas por ordem de chegada no primeiro dia de aula(17 de setembro), a partir das 13h, e estão sujeitas ao preenchimento de 50 vagas.

A oficina tem como objetivo trabalhar as noções, os conceitos e as técnicas dramatúrgicas voltadas para a criação, desenvolvimento e aprimoramento da escrita de cenas e seus elementos, apoiada em diversos teóricos de cinema e dramaturgia. Ao longo de 5 encontros, serão desenvolvidas ações que visam formar jovens roteiristas na compreensão da engrenagem de cenas e diálogos, reconhecer seu funcionamento e seus elementos, assim como experimentar as técnicas propostas em seus próprios trabalhos.

Acesse AQUI o programa da oficina.

Sobre a roteirista

Jaqueline M. Souza é formada em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná e atua como produtora executiva, roteirista e consultora de projetos. É uma das fundadoras da Tertúlia Narrativa. Seus trabalhos mais recentes incluem o roteiro do documentário “A fome não tem Classe”, selecionado para a 2ª Mostra Sesc de Cinema, e o roteiro de longa-metragem “Incubo”, contemplado no Edital de Desenvolvimento de Roteiros – Novos Roteiristas (2017) do Ministério da Cultura e selecionado para o Laboratório Novas Histórias (2018).

Jaqueline produziu e roteirizou diversos trabalhos para publicidade, web content, videoclipes e curtas-metragens. Contribuiu com textos, curadoria ou mediações para mostras como Trilogia Flamenca, Ciclo Vicent Price, Tati por Inteiro e a Mostra de Cinema Contemporâneo, todas realizadas pelo Sesc Paraná. Foi também membro do comitê de seleção do Cabíria – Prêmio de Roteiro em sua primeira e segunda edição, e integrante do Júri Oficial do Concurso de Longa-metragem do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre em 2017. Atualmente, trabalha no roteiro adaptado dos quadrinhos “Magra de Ruim”, de Sirlanney Nogueira, projeto este contemplado no edital Prodav 05/2016 da Ancine.

Serviço
O quê: Oficina “Cena e Diálogos”, com a roteirista Jaqueline Souza
Quando: 17 a 21 de setembro, das 14h às 18h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Inscrições a partir das 13h do primeiro de aula (preenchimento de 50 vagas – ordem de chegada)
Gratuito

 

 

(Publicado em 11/09/2018)