Atividade gratuita e aberta ao público faz parte das programações em celebração ao 10º aniversário da Escola
Em ritmo de comemoração pelos dez anos de fundação, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, recebe a festa ‘Maré Alta’, realizada pelo coletivo MarÉHouse, no sábado (26). O evento ocorre em frente à Escola, às 17h. Convidando pessoas interessadas a participar de um momento repleto de experimentações de dança, a programação integra o calendário em celebração aos 10 anos da Escola.
O evento, gratuito e aberto ao público, será comandado pelo coletivo, composto pelos artistas Coreano, Rafa Lima e Jônatas Joca. Reunindo música, dança e audiovisual, o projeto que teve seu início nos Laboratórios de Criação em Dança em 2021, incentiva a criação de um espaço em ebulição artística. Explorando gêneros como Hip Hop, Funky e House, a festa busca extrapolar qualquer fronteira musical e geracional.
Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.
Sobre o Maré Alta
MARÉ ALTA é um espaço para estar em festa. É um ambiente festivo e de experimentação que articula corpo, dança, música e audiovisual dentro das atmosferas do House, Funky e Hip Hop. Além disso, não menos importante, um espaço para partilha dos diversos corpos-festa, de contágio para envolvimento dançante. Para se envolver, tem que mergulhar.
Sobre Coreano
Luiz Paulo Aragão (Coreano) é artista do corpo e da cena, navegando as linguagens da Dança, Música e Artes Visuais. Pesquisador, dançarino e corpo brincante dentro das danças Afrodiasporicas Estadunidenses. Formado na 6º turma do curso Técnico em Dança na escola Porto Iracema das Artes. Diretor e produtor no coletivo MarÉHouse. DJ e corpomusica no coletivo Riddms. Trabalha na escola pública Vila das Artes como professor no Curso de Formação Básica em Dança. Atuante nos processos de práticas e estudos das danças urbanas na cidade.
Sobre Rafa Lima
25 anos, preto, nordestino, ogã, artista Independente, Intérprete-Criador, atualmente cursando o Curso Técnico em Dança da Porto Iracema. Desde 2016 faz cursos de formação na área de Danças Urbana. Participou de workshops em eventos como Festival Cearense de Hip Hop, Festival Internacional de Hip Hop, Festival Internacional de Danças Urbanas da Cena, Battle Zone, Hip Hop District. Membro do coletivo Sou’l Street e Mar é House, Coletivos de grande potência e que movimentam a cena de Fortaleza – CE. Dançarino no corpo de baile do Artista Mateus Fazeno Rock,
Sobre Jônatas Joca
Artista, arte-educador, agitador cultural e pesquisador. É técnico em dança pelo Instituto Dragão do Mar, concluído no Porto Iracema das Artes, especialista em Linguagem e Poética da Dança pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e mestrando em Artes na Universidade Federal do Ceará (UFC). Compõe o coletivo MarÉHouse imerso na investigação e nas vivências em torno da festa, das artes da cena e da cena de Danças Urbanas, dentro das culturas House, Funky e Hip Hop. Trabalha com educação, dança, infâncias e autismos no Centro Cultural Bom Jardim. Envolve uma pesquisa que enlaça poeticamente Dança e Autismos no grupo DIA (Dança, Infâncias e Autismos).
Sobre a Escola:
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço
O quê: Porto Iracema das Artes recebe festa ‘Maré Alta’, promovida pelo coletivo ‘Maré House’
Onde: Em frente à Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Quando: sábado, 26 de agosto de 2023
Horário: 17h
Gratuito e aberto ao público