Escola de Formação e Criação do Ceará

henrique-escobar-conversas-junho

Novo episódio do projeto Conversas com Artistas da Cena em Formação discute Teatro e Religião

capa site conversas com artistas

Tiago Fortes e Henrique Escobar debatem sobre como o discurso e a prática pedagógica no Teatro estão impregnados de discursos e práticas religiosas. Evento acontece na quinta-feira, 17 de junho, às 19h, no Youtube da Escola

Sem colocar em questão as crenças religiosas em si, discutir o modo como tanto o discurso quanto a prática pedagógica no Teatro estão impregnadas de discursos e práticas religiosas: este é o objetivo do novo episódio do projeto Conversas com Artistas da Cena em Formação, da Escola Porto Iracema das Artes em parceria com o Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará. A exibição acontece na quinta-feira, 17 de junho, às 19h, no Youtube do Porto. Participam Tiago Fortes e Henrique Escobar.

Quais são as implicações políticas e pedagógicas de tais atravessamentos para a formação de atores e atrizes? A pergunta também norteia o diálogo. O tema foi sugerido por Henrique Escobar, que já trabalha em seu canal no YouTube sobre diversas mitologias. Tiago Fortes, professor da Universidade Federal do Ceará, que também tem interesse no assunto, logo abraçou a sugestão, mesmo que ela seja diferente do que o Conversas costuma propor. Ainda assim, ele acredita que a discussão é essencial ao Teatro. ”É um tópico nebuloso. Sou muito crítico sobre quando [a religião] invade a prática pedagógica. O Teatro deve ser laico, no sentido de que deve abrir espaços para todos os horizontes distintos”, complementa.

Conversas com artistas da cena em formação

O projeto online “Conversas com artistas da cena em formação” é um desdobramento do “Poéticas de Coexistência – Artes Cênicas (ato 1)”, encontro virtual realizado em junho de 2020 nas redes sociais da Escola Porto Iracema das Artes. A realização é do Laboratório de Teatro em parceria com o Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os três últimos ciclos já reuniram 10 convidados que integraram as discussões de cada episódio temático, lançados nos meses de agosto, setembro, novembro e dezembro de 2020.

  • Assista aos episódios anteriores:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwGS9mY2KyNJTNSdjuMfEcSv-kaZ5DGm1

Conheça os convidados

Henrique Escobar

portal.portoiracemadasartes.org.br novo episodio do projeto conversas com artistas da cena em formacao discute teatro e religiao henrique escobar conversas junho

Henrique Escobar é ator, diretor de teatro, palhaço, artista visual e pedagogo. Pesquisa as fronteiras entre poesia, subjetividades, oráculos e corpo. Professor e criador do Canal Arte Viral YouTube.

Tiago Fortes

tiago fortes

É professor adjunto do Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP e Mestre em Teatro pela UNIRIO. Autor do livro “A Condição do Ator em Formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate”. Em sua trajetória acadêmica já participou da publicação de livros, revistas e congressos nacionais e internacionais como Congreso Internacional y Congreso Nacional de Teatro (IUNA-ARG) e Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Seus trabalhos cênicos já participaram de festivais como Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Festival Atos – Campina Grande (PB), Mostra Sesc Cariri, Festival de Teatro de Fortaleza e Bienal Internacional de Dança do Ceará. Destacam-se os trabalhos “Como Representar os Negros?, “As Suplicantes” e “De Santiago do Chile, 1973” como diretor e “O Coração Denunciador” e “Cartas do Asilo” como ator.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Novo episódio do projeto Conversas com Artistas da Cena em Formação discute Teatro e Religião
Quando: 17 de junho (quinta-feira), às 19h
Onde assistir a conversa: YouTube da Escola
Evento online e gratuito

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Feitosa (estagiária) | Supervisão e edição: Raphaelle Batista | Publicado em 09/06/2021.