Escola de Formação e Criação do Ceará

Foto de Alan Sousa

No Mês da Consciência Negra, Escola Porto Iracema das Artes realiza programação especial com apresentações artísticas, debates e masterclasses

portoiracemadasartes.org.br no mes da consciencia negra escola porto iracema das artes realiza programacao especial com apresentacoes artisticas debates e masterclasses capasite

A partir da próxima quarta-feira, 17, show com o grupo de rap S.E.P. 85, análise do filme “Cabeça de Nêgo” com a presença do diretor e espetáculo “Encantarias de um Boi Juremeiro” são algumas das ações

No Mês da Consciência Negra, marcado oficialmente pelo dia 20 de novembro, uma programação especial será realizada pela Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Assim como em anos anteriores, a Escola promove apresentações artísticas, debates e masterclasses. Todas as ações são gratuitas e a maior parte dos eventos será presencial, abertas ao público.

O grupo de rap S.E.P. 85 – Subconsciente em Pauta, que integrou o Laboratório de Música em 2020, abre a programação nesta quarta-feira, dia 17, com um show no pátio da Escola. A apresentação inicia às 18h e os artistas trazem para o palco as músicas do álbum “Do dialeto ao dia lento”, inteiramente produzido no Lab, com a tutoria do rapper do Racionais MC’s, KL Jay. O coletivo é formado por Big Léo, Catatau e Caio Plock.

portoiracemadasartes.org.br grupo de rap s e p 85 apresenta show do dialeto ao dia lento no porto iracema das artes sep85 foto alan sousa
O grupo S.E.P. 85 se apresenta nesta quarta-feira, dia 17 de novembro, às 18h, no pátio da Escola. Foto: Alan Sousa.

Já no dia 19, sexta-feira, a Escola recebe o diretor e roteirista de “Cabeça de Nêgo”, Déo Cardoso, no projeto “Anatomia do Filme”. O filme aclamado na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e sucesso nos cinemas comerciais, será “dissecado”, cena a cena. O evento será realizado no pátio da Escola, a partir das 19h. A mediação será dos coordenadores Lis Paim e Isaac Pipano.

No sábado, 20 de novembro, quando se celebra oficialmente o Dia da Consciência Negra, o Coletivo Yabás traz o espetáculo “Encantarias de Um Boi Juremeiro”, desenvolvido na última edição do Laboratório de Teatro em 2020, com tutoria de Cibele Mateus. A apresentação acontece a partir das 17h, na rua em frente à Escola.

portoiracemadasartes.org.br anatomia do filme discute longa cearense cabeca de nego anatomia do filme deo cardoso
O cineasta cearense Déo Cardoso, diretor e roteirista do longa “Cabeça de Nêgo”, participa do “Anatomia do Filme”, no dia 19 de novembro, às 19h, no pátio da Escola.

Logo depois, a partir das 18h, a Porto Iracema recebe a masterclass “Dia da Consciência Negra”, na 8ª edição do Festival Concreto, com o artista visual Onesto (SP) e o escritor Eduardo Africano, que fará sessão de autógrafos do livro “Ultrapassando as grades e vendo além dos muros”. O evento será no auditório.

Na penúltima semana de novembro, a programação do Mês da Consciência Negra na Escola continua. No dia 23, terça-feira, a fotógrafa, professora e pesquisadora Tamara Lopes realiza a aula aberta “O protagonismo negro na fotografia”, com transmissão pelo Youtube da Escola. A live começa às 18h e propõe analisar a produção imagética vigente e apresentar o trabalho de artistas negres que tiveram como mote para seu percurso artístico a diáspora africana.

portoiracemadasartes.org.br laboratorio de teatro apresentacao encantarias de um boi juremeiro do coletivo yabas na mopi8 25062021 fotos de alan sousa yabas 25.06 foto alan sousa 55
O Coletivo Yabás,. que integrou o Laboratório de Teatro 2020/21, faz sua primeira apresentação presencial na Escola com o espetáculo “Encantarias de um Boi Juremeiro”. Será no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, às 17h. Foto: Alan Sousa.

Na quinta-feira, dia 25 de novembro, no pátio da Escola, acontece o Sarau de Saberes no encerramento do Percurso Básico de Teatro. O evento será com o Grupo Cultural Guardiãs da Ciranda, da Escola Municipal Maria Dolores Petrola de Melo Jorge, do bairro Granja Lisboa. Além dos artistas convidados, alunes e professores também participam. A apresentação acontece a partir das 14h. Em diálogo com os estudos da decolonidade, as reflexões sobre a formação artística e o espaço pedagógico a partir dos territórios de cada pessoa envolvida — motes desta edição do curso –, o sarau acontece de forma livre onde as pessoas presentes podem fazer apresentações no momento do “microfone aberto”.

Também no Youtube da Escola, o Coletivo Yabás participa no dia 25, de mais uma edição do “Anatomias do Espetáculo”, sobre o trabalho “Encantarias de Um Boi Juremeiro”. A live acontece a partir das 19h e os artistas vão “dissecar” todo o processo de criação e produção do espetáculo.

>>> Confira a programação completa do Mês da Consciência Negra na Escola Porto Iracema das Artes:

17 de novembro | Quarta-feira

[Música] Show S.E.P. – Subconsciente em Pauta 85
18h > Pátio da Escola Porto Iracema das Artes > Presencial > Aberto ao público

19 de novembro| Sexta-feira

[CINEMA] ANATOMIA DO FILME: “Cabeça de Nêgo”, de Déo Cardoso
Mediação: Isaac Pipano e Lis Paim
19h > Pátio da Escola Porto Iracema das Artes > Presencial > Aberto ao público

20 de Novembro | Sábado – Dia da Consciência Negra

[TEATRO] Espetáculo “Encantarias de um Boi Juremeiro”
Com Coletivo Yabás
17h > Em frente à Escola Porto Iracema > Presencial > Aberto ao público

[ARTES VISUAIS] FESTIVAL CONCRETO | Masterclass com artista visual Onesto (SP) e sessão de autógrafos com Eduardo Africano, autor do livro “Ultrapassando as grades e vendo além dos muros”
18h > Auditório da Escola Porto Iracema das Artes > Presencial > Aberto ao público

23 de novembro | Terça-feira

portoiracemadasartes.org.br no mes da consciencia negra escola porto iracema das artes realiza programacao especial com apresentacoes artisticas debates e masterclasses tamara
A fotógrafa, professora e pesquisadora Tamara Lopes vai ministrar a aula aberta “O protagonismo negro na fotografia” no dia 23 de novembro, às 18h, pelo Youtube da Escola.

[FOTOGRAFIA] Aula aberta – O protagonismo negro na fotografia
Com Tamara Lopes
18h> Live no YouTube da Escola Porto Iracema das Artes > Aberto ao público

25 de novembro | Quinta-feira

[TEATRO] Rotas de Criação – Sarau de Saberes
Com Grupo Cultural Guardiãs da Ciranda, alunes e professoras/es do Percurso Básico de Teatro
14h > Pátio da Escola Porto Iracema das Artes > Presencial > Aberto ao público

[TEATRO] Anatomia do Espetáculo – “Encantarias de um Boi Juremeiro”
Com Coletivo Yabás
19h > Live no Youtube da Escola Porto Iracema das Artes > Aberto ao público

SERVIÇO

O quê: No Mês da Consciência Negra, Escola Porto Iracema das Artes realiza programação especial com apresentações artísticas, debates e masterclasses
Quando: De 17 a 25 de novembro
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema) e Canal no Youtube
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Raphaelle Batista (jornalista) | Publicado em 16/11/2021.