Nesta sexta-feira (17), Porto Iracema das Artes realiza “Fúria Cunty Ball”

Mercury, godmother do capítulo brasileiro da Kiki House of Valentino, em novembro de 2020. Crédito: Erika Nogueira.

Em comemoração aos dois anos da Kiki House of Valentino, evento celebra cultura ballroom com disputa de melhores performances

Em comemoração aos dois anos da Kiki House of Valentino, o artista Bruno Gomes Jaguar e seu projeto “Soft Fúria”, desenvolvido na última edição do Laboratório de Dança, realiza a “Fúria Cunty Ball” na Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O evento acontece nesta sexta-feira (17), das 16h às 21h. O momento será gratuito e aberto ao público, inclusive para quem deseja competir na ball. O uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação seguem obrigatórios.

Ballroom é um movimento político e artístico que teve início nos Estados Unidos, nas décadas de 1960 e 1970, protagonizado por pessoas LGBTQIA, pretas e latinas. Na cultura ballroom, houses são grupos com organização semelhante a uma família. A ideia das Balls é promover a celebração da cultura ballroom, além de eleger as melhores performances nas categorias como sensualidade, dança (vogue), desfiles e roupas.

Artista e egresso do Lab Dança 2020, Bruno Gomes Jaguar comenta a ascensão do movimento no Brasil. “Tem crescido bastante dentro do nosso contexto, novas casas estão surgindo, novas pessoas estão adentrando a cena, e isso é muito rico. Existem muitos jovens na comunidade, o que é bonito de ver”, conta. “Visualizo muitas portas e muitas possibilidades de tornar a cultura ballroom cada vez mais esse espaço de afirmação das nossas potências, além das celebrações das nossas pluralidades, que é um dos grandes motivos de tudo”, avalia.

Vênus, overseer do capítulo brasileiro da Kiki House of Valentino, em fevereiro de 2020. Crédito: Cíntia Rizoli.

Bruno também ressalta a importância do evento ser realizado na Escola Porto Iracema. “É uma oportunidade ótima de levar à Escola outro público e gerar esses encontros, saber que o Porto é um equipamento cultural importante da cidade. Vejo que o Porto Iracema nos agrega e nós também agregamos à Escola, e isso é potente”, destaca.

Nesta edição, a “Fúria Cunty Ball”, de Fortaleza, homenageia a Kiki House of Valentino, house internacional da cena ballroom, criada em dezembro de 2019 na cidade de Paris e atuante no Brasil. Atualmente, é uma das mais consistentes e participativas na cena local do Ceará.

  • A “Fúria Cunty Ball” elegerá as melhores performances em seis categorias. Confira cada uma:

1ª categoria: BABY VOGUE – FILHOTE. Para as pessoas que ainda são iniciantes em performance. Use a imaginação e chegue nos 10s caracterizade como um filhote, que ainda está aprendendo a caçar, mas já consegue abater uma presa.

2ª categoria: SEX SIREN – SERPENTE. Com seu corpo escorregadio e movimentos fluidos, a serpente envolve a presa até ela estar totalmente entregue. Com um look que remeta à serpente, prove que você também é capaz de envolver suas vítimas, mas apenas com o poder da sensualidade. ATENÇÃO: Sua presença deve ser sensual, e não obscena ou vulgar. Conquiste o júri com sutileza e demonstre que menos pode ser mais.

3ª categoria: COMMENTATOR vs COMMENTATOR. Nesta selva, a sua voz é quem vai comandar o espetáculo. Chegue nos 10s fazendo um chant com a palavra SELVAGEM. Além disso, para cada batalha você deverá incorporar no seu chant uma palavra que vai ser dita na hora. Lembre-se de trazer energia e originalidade.

4ª categoria: MELHORES UNHAS – GARRAS DE PREDADORA. A lei da selva é cruel, mas suas garras são mais. Nesta categoria, exiba unhas belíssimas e compridas como as garras dos mais temidos predadores do reino animal. Mostre que você é capaz de entregar beleza e ferocidade ao mesmo tempo.

5ª categoria: SOFT & CUNT vs DRAMATICS – RAPOSA vs LOBO. Pegue seus 10s com apenas um elemento de sua escolha (isso valerá apenas para os 10s, não incluindo as batalhas). Entre na categoria como Soft & Cunt (Raposa) ou Dramatics (Lobo) e, no fim, quem vencer Soft & Cunt vai batalhar quem tiver vencido Dramatics, para levar o prêmio.

6ª categoria: RUNWAY WITH A PROP – DESFILE NA SELVA. Na última categoria da noite, você pode aparecer de qualquer animal selvagem – o que não inclui todos os animais que existem: pense em leão, onça, rinoceronte, girafa etc., em vez de galinha ou cachorro. Seu desfile ainda deve incorporar um objeto que tenha relação com o animal representado (pode ser um objeto associado a esse animal ou até um que seja visualmente parecido, como em uma estampa de animal print, por exemplo).

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Nesta sexta-feira (17), Porto Iracema das Artes realiza “Fúria Cunty Ball”
Quando: Sexta-feira, dia 17 de dezembro, a partir das 16h
Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Giselly Barata (estagiária), com supervisão e edição de Raphaelle Batista (jornalista) | Publicado em 14/12/2021