Nesta sexta-feira, 17, Porto Iracema das Artes lança zine “Travessia” pelo Youtube

Fotocolagem da aluna Vitória Pereira, realizada durante o módulo “Fotografia e edição”, do Percurso de Fotografia Digital 2021.

O lançamento, no dia 17, próxima sexta-feira, marca o encerramento do módulo de Fotografia e Edição

Construída coletivamente durante o módulo “Fotografia e edição”, do Percurso de Fotografia Digital da Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) —, a zine “Travessia” será lançada no dia 17 de dezembro, sexta-feira, às 18h, no canal da Escola no Youtube.

O material é a consolidação das experimentações feitas durante a trajetória de 17 alunas e alunos no módulo “Fotografia e edição”, sob orientação da professora Fernanda Siebra. Partindo da temática “As Poéticas de Travessia”, que orienta os processos formativos da Escola Porto Iracema das Artes em 2021, os participantes investigaram possibilidades de manipulação digital de imagens próprias ou de arquivos e, assim, as obras foram nascendo pouco a pouco.

A gente, enquanto jovem, passa a tomar e narrar as nossas poesias, os nossos sentimentos, os nossos olhares sobre a realidade, então esse curso também traz autonomia para nós, jovens artistas”, é o que conta Vitória Pereira, de 23 anos, aluna do percurso. Para ela, o período das aulas foi importante, antes de tudo, para encontrar e debater as diversidades existentes na vida de cada participante.

Colagens realizadas durante o módulo “Fotografia e edição”, do Percurso de Fotografia Digital 2021.

Além de noções básicas de edição em fotografia digital, houve momentos para experimentações analógicas, com intervenções nas imagens e colagens. Fernanda Siebra, professora do módulo, explica que o momento de produção foi importante para que a potência narrativa dos encontros fosse percebida e vivida na prática. “Enxergamos que a fotografia é lugar de encontro, consigo e com o outro. É ter nas mãos possibilidades quase infinitas de atravessar esse mundo, enxergando portas em muros, pontes em rios e barcos em papel”, reforça a artista e fotojornalista.

Samuel Lima, 19 anos, é de Jaguaribe e também é um dos artistas autores da Zine “Travessia”. Ele conta que ter uma publicação lançada é uma forma significativa de estar marcado, de se ver no futuro e de poder ser visto também. O jovem acredita que “falar sobre as nossas próprias travessias é o mesmo que ratificar a nossa existência no mundo. Trazer à tona a nossa voz e colocar o nosso corpo e nossa mente criativa pra jogo”.

>>> Confira AQUI um pouco mais sobre os autores da zine.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Nesta sexta-feira, 17, Porto Iracema das Artes lança zine “Travessia” pelo Youtube
Quando: 17 de dezembro, sexta-feira, 18h
Onde: No canal do Porto Iracema das Artes no Youtube

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Moraes (estagiária), com supervisão e edição de Raphaelle Batista (jornalista) | Publicado em 10/12/2021.